Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 08-02-2008

Ano Novo, Vida Nova... Será?!
"Ano novo, vida nova". Este é o lema de todos no início do ano. Marco simbólico, janeiro é o período considerado ideal para se organizar e determinar novos objetivos
Ano Novo, Vida Nova... Será?!
Foto: Informativo do Logista

"Ano novo, vida nova". Este é o lema de todos no início do ano. Marco simbólico, janeiro é o período considerado ideal para se organizar e determinar novos objetivos. Nesta época, surgem metas, grandes ou pequenas, a serem realizadas nos meses que vêm pela frente. É tempo de se programar para uma vida melhor. De buscar soluções para velhos e novos problemas, no trabalho ou nos relacionamentos, a fim de se conquistar uma vida melhor. Todos esses aspectos geram certa expectativa e fazem as pessoas repensarem suas atitudes.

Início de ano dá a impressão de que tudo é novo e até a nossa vida pode ser nova. Réveillon inspira desejo de mudar, de recomeçar, porém a maioria das pessoas fica só na vontade. Muitas vezes o entusiasmo não dura nem até o fim de janeiro.

Isso acontece porque muitos querem apenas uma ilusão e não mudança, e digo isso por um motivo simples: não é o ano que tem que mudar (até porque ele vai mudar, quer queiramos ou não), somos nós que temos que mudar. Dito dessa forma parece a coisa mais óbvia do mundo, mas a verdade é que colocamos uma enorme expectativa no "novo ano", como se tudo de ruim fosse desaparecer em um passe de mágica, e a partir daí só coisas boas fossem acontecer para nós e para o mundo, sem que nada tivéssemos que fazer.

Esquecemos que a vida continua exatamente igual no dia 1º, como foi no dia 31 e que o que aconteceu, foi apenas a virada de mais um ano no calendário.

Afinal quantas resoluções que você fez no dia 31 de dezembro se realizaram no ano seguinte? E por que este fato se repete ano após ano? Você tem vivido "no instinto" ou tem procurado planejar sua vida, seu futuro, buscando seguir um roteiro lógico e realista?

O que realmente tem que ser feito para que algo comece a mudar, é que nós nos renovemos, não só nesse início de ano, em que as academias estão super lotadas, as vendas de cigarros caem drasticamente e as pessoas ficam muito mais amorosas e tolerantes com o próximo. Mas também nos renovemos todos os dias, a cada amanhecer, e quem sabe até aplicarmos um princípio oriental chamado "kaizen" que diz: "Hoje melhor que ontem, pior que amanhã", ou seja, aprimoramento contínuo.

Entre prometer mudança e realizar mudança, existe uma distância expressiva para todos nós, pois além de desejar é preciso ação. E promessas são promessas, não importa a ocasião. Se você não as cumpre agora, é bem provável que não as vá cumprir só por causa do novo ano que se inicia.

Por isso, mude a rotina deste início de ano e faça um planejamento diferente:

1º Estabeleça metas objetivas e realistas.

2º Se for repetir uma promessa passada, analise por que ela não deu certo antes.

3º Faça um planejamento sem exageros (mesmo que isso implique metas mais modestas). Avanços muito rápidos, normalmente, acabam em desistência.

4º Busque estabelecer metas para sua vida profissional, financeira, familiar e pessoal, de modo que tudo que é importante para você possa estar sendo trabalhado durante o ano.

5º Escreva tudo num papel e a cada três meses dê uma olhada para lembrar e acompanhar o seu "progresso".

6º Procure pessoas que estão tentando conquistas parecidas e troquem dicas.

7º Se tropeçar no meio do caminho, respire fundo e recomece. Pelo menos você já sabe onde está seu ponto fraco e que deverá investir mais energia.

O inicio de ano traz a renovação da esperança e forças. Predispõe a nossa mente para uma visão otimista e pensamento positivo. Aproveite esta corrente positiva para reavaliar sua vida, suas prioridades e projetos e comece hoje mesmo colocando em prática. É como condicionamento físico que é adquirido com exercício regular.

Então, que 2008 seja um ano cheio de realizações e crescimento diário, sem cansaço e sem nunca desistir do melhor para nós e para o resto do mundo, sem nos esquecer que cada um sabe o que é melhor pra si. Feliz Ano Novo todos os dias de 2008, 2009, 2010, 2011...

Flavia Salles é especialista em Marketing,
professora universitária e coordenadora
de curso na Unidade FAESA de Itapemirim

Fonte: Informativo do Logista
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir