Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-02-2008

Governo peruano prorroga estado de emergência
O movimento da Terra causado pelo fenômeno destruiu 52.000 casas e causou diversos danos a 23.000 casas
Governo peruano prorroga estado de emergência
Foto:www.g1.com.br

Lima, 10 fev (EFE).- O Governo peruano prorrogou hoje o estado de emergência em cidades de três departamentos afetados pelo terremoto do dia 15 de agosto, que deixou cerca de 600 pessoas mortas.

Um decreto governamental publicado no jornal oficial "O Peruano" declarou que a prorrogação ficará vigente por 60 dias, a partir do próximo dia 12, no departamento de Ica; nas províncias de Castrovirreyna, Huaytará e no distrito de Acobambilla da província de Huancavelica, no departamento do mesmo nome; e nas províncias de Caí±ete e Yauyos na região de Lima.

A decisão foi tomada, segundo o decreto, tendo em vista que nos lugares afetados as condições de emergência permanecem, após o sismo de 7,9 graus de magnitude na escala Richter.

O movimento da Terra causado pelo fenômeno destruiu 52.000 casas e causou diversos danos a 23.000 casas, pontes e caminhos em regiões dedicadas à agricultura, à pesca e ao comércio.

O desastre deixou 600 mortos, 300 desaparecidos, 2.800 feridos graves, além de outros 19.000 com lesões leves, que foram atendidos nas semanas seguintes por médicos e enfermeiras de diferentes países amigos em hospitais de campanha.

Apesar dos esforços governamentais, as cidades ainda não retomaram seu funcionamento normal por falta de água e eletricidade, além de deficiência em outros serviços de infra-estrutura básica.

Para contribuir com a assistência humanitária, o Governo de Alan García recebeu um total de US$ 41 milhões doados pelas Nações Unidas e vários países amigos.

O decreto reiterou que a Presidência do Conselho de Ministros, e os ministérios de Agricultura, Saúde, Habitação, Produção, Transportes, da Mulher, Energia, Defesa, Economia e Trabalho, seguirão executando as ações necessárias para atender a emergência e reabilitar as zonas afetadas pelo terremoto.

Além disso, o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci), o Seguro Social de Saúde (EsSalud), os Governos regionais e os Governos locais manterão seus programas de assistência. EFE

Governo peruano prorroga estado de emergência em zonas afetadas

Fonte: www.g1.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir