Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-02-2008

Prévias 'punem' líderes McCain e Hillary
Obama venceu quatro disputas, com relativa tranqüilidade.
Prévias 'punem' líderes McCain e Hillary
Foto: http://g1.globo.com

A rodada de prévias deste sábado (9) cobrou um preço de quem está na frente na corrida pela indicação para concorrer à presidência americana. A senadora democrata Hillary Clinton e o colega republicano John McCain mais perderam do que ganharam" e terminaram a noite por ver aumentado, se bem que em escalas diferentes, o status de seus principais adversários.

Veja a cobertura completa das eleições
Entenda como funciona o pleito
Conheça os pré-candidatos à Presidência

Após uma superterça em que tanto Hillary quanto o senador Barack Obama puderam celebrar triunfos e avanços entre os democratas, pelo menos nesta noite a balança pendeu para o lado do pré-candidato. O homem que luta para ser o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos venceu tanto na Louisiana (57% a 36%), onde o eleitorado negro tem peso, quanto onde a base afro-americana é relativamente pequena, caso do estado de Washington (resultado: 68% a 31%) e Nebraska (placar 68% a 32%). Como um aperitivo, o senador venceu ainda a "convenção territorial" nas Ilhas Virgens, no Caribe.
Em discurso num encontro do partido na Virgínia, um dos estados a realizar prévias na próxima terça-feira (12), Obama fez um balanço otimista das últimas semanas. "Vencemos no sul, vencemos no norte, vencemos também no centro", comemorou, numa tentativa de se apresentar como um candidato mais viável do que adversária na eleição de novembro. "Este é o nosso momento, é a nossa chance", completou, diante de uma platéia entusiasmada.

As próximas primárias (na Virgínia, em Maryland e na capital americana, Washington) tendem a favorecer Obama" nos três locais, há população negra significativa. Novamente, a campanha de Hillary deve jogar a carta das "baixas expectativas" para não mostrar surpresa diante de uma eventual derrota ou, a depender do resultado, festejar como se fosse uma "virada".

De goleada
Nenhuma derrota esta noite superou em dimensão a do senador republicano John McCain no Kansas. O senador pelo Arizona conseguiu apenas 24% das preferências na seqüência de "caucus", reuniões em que os eleitores não apenas manifestam suas preferências como podem persuadir e serem persuadidos.

O principal adversário dele, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, somou 60 %. O Kansas é um termômetro conservador: o estado que, por ironia, foi berço do radicalismo no início do século XX, hoje é reduto da direita cristã.

Na Lousiana, única primária republicana desta noite, uma competição apertada teve como desfecho outra vitória de Huckabee (44%) sobre McCain (42%). As regras do estado praticamente anularam o resultado, entretanto. Como nenhum pré-candidato conseguiu mais da metade dos votos, a decisão sobre quem vai à convenção nacional do partido, em setembro em Saint Paul, Minnesota, vai ficar na mãos dos dirigentes republicanos locais.

Até o fim da madrugada, no horário de Brasília, a disputa no estado de Washington, no oeste do país, seguia indefinida. Às 6h da manhã, com quase 90% dos votos, apenas dois pontos percentuais para separar McCain (26%) de Huckabee (24%).

Prévias 'punem' líderes McCain e Hillary
Obama venceu quatro disputas, com relativa tranqüilidade.
Entre os republicanos, Huckabee mostrou que ainda tem força.


Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir