Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2008

Após morte de Beto Carrero, Faísca deixa de fazer shows.
Manga-larga deve ser poupado e ficará apenas em exposição.
Após morte de Beto Carrero,  Faísca deixa de fazer shows.
Foto: Reprodução

Durante o cortejo de Beto Carrero, um cavalo branco e todo paramentado seguia o carro do Corpo de Bombeiros. Dentro do cemitério, na hora do enterro, lá estava ele também. O animal em questão era Faísca, conhecido como fiel companheiro de Beto Carrero.

O manga-larga ficou famoso por suas apresentações pelo Brasil ao lado do dono. "Ele o acompanhou em todos os momentos e não poderia ficar de fora da despedida", conta Leomarc Silva de Paiva, tratador do animal e responsável por todos os cavalos do Beto Carrero World.

Após o falecimento de Beto, Faísca deve deixar de participar de shows. "Ninguém mais vai montar no cavalo que foi do "seu Beto"", diz Paiva, que começou a trabalhar com o empresário quando tinha 14 anos e hoje está com 29.

A ordem foi dada por Alexandre Von Janke Murad, de 29 anos, filho mais velho do empresário. Conhecido por todos como Alex, ele assumiu o cargo de presidente do parque e acumula a função de diretor artístico. "O Faísca será preservado. Não deve mais ser montado nem participar de shows ou desfiles", confirma Carlos Stegemann, assessor de comunicação do empreendimento.

Faísca deve apenas ficar em exposição no parque. "Já estávamos construindo uma baia especial para ele", fala Paiva.

O cavalo já é uma das maiores atrações do local. "Todo mundo quer passar a mão nele e tirar fotos", narra o tratador.

Tristonho
Com a morte do dono, Faísca ficou abalado. "Ele é um animal muito sensível. Estava triste, cabisbaixo, sem vontade de andar, ficava parado em um canto. Mas o contato com o público trouxe a alegria de volta para ele", diz Paiva.



Indisponivel
Faísca participou de shows com Beto Carrero (Foto: Reprodução)De acordo com o tratador, Faísca levava uma vida agitada. O cavalo viajava para todos os cantos com Beto Carrero. "Se era perto, seguia em um caminhãozinho especial. Se a distância era grande, ele ia de avião", conta.


O atual Faísca tem 8 anos, passou a ser usado em 2005 e é filho do primeiro Faísca que Beto Carrero teve. Hoje, o Faísca-pai tem 32 anos e vive em uma fazenda da família no interior do estado de São Paulo.

Apesar da fama, Faísca tem o mesmo tratamento que todos os animais do parque. ""Seu Beto" ensinou todos a tratar bem dos animais. Ele dizia que eles trabalham por amor e, por isso, devem ser prioridade", fala.



O cavalo toma banho todos os dias e come uma ração especial misturada com melaço, alfafa e capim.


Futuro
Os planos para manter a imagem de Beto Carrero ainda estão sendo estudados pela equipe que administra o negócio. Entre os projetos estão a construção de um memorial no Castelo das Nações (que é a porta de entrada do parque) e uma estátua de Beto Carrero. Um concurso de sósias também deverá ser realizado.

Betinho Carrero durante desfile fora do parque (Foto: Divulgação/Beto Carrero World)Quando estava na cidade de Penha, Beto Carrero participava de um desfile com todos os artistas do parque no final do dia. O desfile continua, mas Beto não será substituído por um sósia, segundo o responsável pelo tratamento dos cavalos. "Não teria sentido colocar outra pessoa no lugar", diz Paiva.

Os desfiles externos, para divulgação do parque, vão contar com a participação do boneco Betinho Carrero. O personagem não é filho de Beto, mas é um fã incondicional do herói e tem até um pônei chamado Faisquinha. Em entrevistas, o empresário costumava dizer que o personagem era o futuro do parque.

Após morte de Beto Carrero, Faísca deixa de fazer shows.
Manga-larga deve ser poupado e ficará apenas em exposição.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir