Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Presidente do Timor está em "estado crítico, mas estável"
José Ramos Horta foi vítima de um atentado em casa
Presidente do Timor está em "estado crítico, mas estável"
Foto: Reprodução

O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, foi levado em "estado crítico e estável" a um hospital de Darwin, no norte da Austrália, após sofrer um atentado na capital timorense, na manhã desta segunda-feira (11) (horário local).

Fontes da CareFlight International, a organização responsável pela transferência, disseram à imprensa australiana que o presidente, que levou um tiro no estômago e outro no braço, está respirando com a ajuda de aparelhos.

Horta, de 58 anos, foi atacado enquanto fazia exercícios em sua casa pela manhã. Homens liderados por Alfredo Reinado foram os responsáveis pelo ataque.

Segurança do presidente, porém, reagiram ao ataque e houve um tiroteio e morreram um segurança de Horta e Reinado.

Um hora e meia após os ataques a Horta, o premiê do Timor Leste, , Xanana Gusmão, escapou de um novo atentado e disse que tudo não vem passando de um tentativa de "golpe de estado".

Após ser levado às pressas para um hospital do país, Horta foi levado para a Austrália. Segundo o premiê australiano, Kevin Rudd, o estado do mandatário é "muito sério, mas estável".

José Ramos Horta é o presidente do Timor-Leste desde maio de 2007 e a pessoa que dirigiu a luta no exterior da resistência timorense contra a ocupação indonésia (1975-1999), por cujo trabalho recebeu em 1996 o Prêmio Nobel da Paz.

O Timor Leste, uma ex-colônia portuguesa, que foi dominada pela Indonésia por mais de duas décadas, só se tornou independente em 2002.

Rudd anunciou que enviará mais forças de paz ao Timor Leste depois dos atentados contra Horta e Gusmão.

Presidente do Timor está em "estado crítico, mas estável". José Ramos Horta foi vítima de um atentado em casa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir