Categoria M�sica  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Berlim acolhe calorosamente filme sobre os Stones
Document�rio "Shine a light", sobre a banda brit�nica, abre a mostra
Berlim acolhe calorosamente filme sobre os Stones
Foto: Reuters

A promissora combina��o do talento do cineasta Martin Scorsese com as guitarras el�tricas dos Rolling Stones, reunidos em um document�rio, inaugurou nesta quinta-feira (7) o 58� Festival Berlim, em que o brasileiro "Tropa de elite" concorre ao Urso de Ouro.

A esperada presen�a dos componentes da lend�ria banda brit�nica, Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood no tapete vermelho em Berlim provocou uma verdadeira febre na inaugura��o do festival, que vai at� 17 de fevereiro, no qual 21 filmes competir�o ao Urso de Ouro, dentre eles o brasileiro campe�o de bilheteria "Tropa de elite", primeira fic��o de Jos� Padilha, e o mexicano "Lake Tahoe" de Fernando Eimbcke ("Temporada de patos").

"Shine a light", apresentado fora da competi��o, foi feito a partir de dois shows dos Stones em Nova York em 2006 e com imagens de arquivo.

Martin Scorsese, que utilizou 150 quil�metros de pel�cula para imortalizar a energia dos m�sicos, explicou em entrevista coletiva que sua obra foi, em parte, inspirada pelos Rolling Stones, uma vez que usou a m�sica dos brit�nicos em muitas de suas trilhas sonoras.

"N�o queria fazer um document�rio, queria imortalizar a ess�ncia do espet�culo", contou Scorsese.

Para esta edi��o da Berlinale, seu diretor art�stico, Dieter Kosslick, prometeu "mais m�sica do que pol�tica". Entre outras obras programadas, destaca-se um document�rio sobre a roqueira Patti Smith e outro sobre o grupo Crosby, Stills, Nash & Young.

Do mundo da m�sica, Madonna tamb�m deve marcar presen�a no festival, com a apresenta��o de seu primeiro trabalho como diretora, o curta "Filth and wisdom".

Celebridades

Assim como Cannes e Veneza, os dois outros principais festivais de cinema europeus, a Berlinale tem alta dose de glamour, uma vez passam por seu tapete vermelho algumas das mais cobi�adas estrelas do cinema.

Nesta edi��o, espera-se a presen�a de Julia Roberts, protagonista da trag�dia familiar "Fireflies in the garden", assim como as de Scarlett Johansson e Natalie Portman, que interpretam o papel de duas irm�s em "The other boleyn girl". A espanhola Pen�lope Cruz chegar� com a produ��o americana "Elegy", dirigido por sua compatriota Isabel Coixet.

O j�ri, presidido pelo cineasta greco-franc�s Costa-Gavras sofreu duas baixas de �ltima hora: a atriz francesa Sandrine Bonnaire e a diretora dinamarquesa Susanne Bier precisaram sair.

Berlim acolhe calorosamente filme sobre os Stones. Document�rio "Shine a light", sobre a banda brit�nica, abre a mostra.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir