Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Lula retorna após 9 dias de férias com agenda cheia
Essa semana Lula se encontra com o presidente francês Nicolas Sarkozy
Lula retorna após 9 dias de férias com agenda cheia
Foto: discussaoglbt.zip.net

Depois de nove dias de férias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pôde ser visto caminhando pela praia de Monduba, no Guarujá (SP) neste fim de semana, retorna ao trabalho nesta segunda-feira (11) e, pela manhã, comanda reunião de coordenação política com os ministros no Palácio do Planalto.

Cartão corporativo
O retorno de Lula coincide com uma semana movimentada também da oposição no Congresso Nacional. O Democratas (antigo PFL) e o PSDB, principais partidos de oposição ao governo petista, organizam suas bancadas da Câmara e do Senado nesta segunda, ou nos próximos dias, para avaliar qual estratégia adotarão para investigar as irregularidades nos gastos com os cartões corporativos do Executivo.

Em avaliação feita neste fim de semana, durante reunião do diretório nacional do PT, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a atual crise, que estaria sendo criada por uma oposição sem propostas, é "artificial". O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), rebateu e disse que isso já havia sido dito anteriormente pelo governo. "Na crise do chamado 'mensalão', o governo disse que era uma criação da oposição e o resultado foi de 40 réus. O governo simplesmente repete o discurso", disse neste fim de semana.

Também está previsto que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, se reúna nesta segunda com os comandantes das Forças Armadas para tratar dos gastos com cartões corporativos. Na última sexta-feira, Jobim disse que as forças armadas não têm nada a esconder, mas, mesmo assim, pediu aos seus subordinados uma verificação completa nas suas despesas com cartões. Sobre a crise aérea, Jobim pode enviar nesta segunda-feira, à Casa Civil, texto que prevê o ressarcimanto a passageiros do transporte aéreo que foram prejudicados por atrasos das companhias.

Viagens do presidente
Já na terça-feira, o presidente Lula viaja à Guiana Francesa, onde se encontra com o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Na pauta, temas comerciais, como a rodada de Doha, a construção de uma ponte entre o Brasil e a Guiana Francesa, além da situação de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Na sexta-feira, o presidente embarca em outra viagem, desta vez para o extremo oposto: a Antártida. Prestigia os 25 anos da presença brasileira no continente. Entre uma viagem e outra, o presidente pode participar, embora ainda não haja confirmação, da festa dos 28 anos do Partido dos Trabalhadores, que acontece na quarta-feira (13) em Brasília.

Congresso Nacional
Depois de retornar do recesso na última quarta-feira (6), o Congresso Nacional deve acelerar mais o ritmo dos trabalhos nesta semana. Está prevista para esta segunda-feira (11) reunião do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, com os partidos para definir a agenda de votações do semestre a a nova composição das comissões.

Ainda na Câmara, as votações podem ser retomadas também nesta segunda-feira. Entretanto, na primeira sessão deliberativa de 2008, a pauta está trancada por sete medidas provisórias e três projetos com urgência com prazo de tramitação esgotado. Uma das matérias polêmicas é a MP 398, que cria a TV Pública.

Está prevista ainda, para a quarta-feira (13), a instalação da Comissão Especial da Câmara que vai analisar mudanças na tramitação de Medidas Provisórias, instrumento largamento utilizado pelo governo federal. Chinaglia disse ainda que iria reativar a comissão que teria um prazo de 15 dias para avaliar se uma MP preenche, ou não, as exigências constitucionais de urgência e relevância.

Na terça-feira (12), o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves, reúne os líderes partidários às 11h, em seu gabinete. Também está previsto que o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) apresente, até terça-feira, seu relatório com a reestimativa de receitas do orçamento da União deste ano. Só com este documento em mãos, o relator da peça orçamentária, José Pimentel (PT-CE) pode concluir seu relatório e apontar onde serão feitos os cortes necessários por conta da perda da CPMF. O governo quer que o corte seja de R$ 20 bilhões.

Telefone celular
Na quarta-feira desta semana, entram em vigor as novas regras sobre o uso de telefones celulares. O objetivo das mudanças é adequar o atendimento das operadoras de telefonia ao Código de Defesa do Consumidor e reduzir o número de reclamações do setor. Com as mudanças fixadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os clientes terão mais facilidade para cancelar a linha do celular, maior proteção contra cobranças indevidas e mais prazo para usar créditos em aparelhos pré-pagos.

Lula retorna após 9 dias de férias com agenda cheia. Essa semana Lula se encontra com o presidente francês Nicolas Sarkozy.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir