Categoria Música  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Amy Winehouse é a grande vencedora do Grammy
A cantora Amy Winehouse foi a grande vencedora da 50ª edição do Grammy, realizado neste domingo (10), em Los Angeles
Amy Winehouse é a grande vencedora do Grammy
Foto: AFP

A cantora Amy Winehouse foi a grande vencedora da 50ª edição do Grammy, realizado neste domingo (10), em Los Angeles. A inglesa ficou com cinco dos seis prêmios que disputava.

Winehouse levou os cobiçados troféus de gravação do ano e canção do ano, além de vencer nas categorias artista revelação, melhor interpretação vocal pop feminina e melhor álbum pop vocal.

Em seguida, com quatro prêmios, aparece o rapper Kanye West, artista com maior número de indicações --oito. West venceu nas categorias melhor interpretação solo de rap, melhor interpretação de rap em dupla ou grupo (colaboração com o rapper Common), melhor canção de rap (prêmio dado aos compositores) e melhor álbum de rap

Os brasileiros Gilberto Gil, Céu e Bebel Gilberto, que disputavam o prêmio de melhor disco de world music contemporânea, foram vencidos pela cantora do Benin Angélique Kidjo.

A prestigiada categoria de álbum do ano foi vencida pelo jazzista Herbie Hancock, com o disco "River: The Joni Letters". Esse foi o único prêmio que Amy Winehouse disputava e não ganhou. Também estavam indicados o grupo Foo Fighters, o cantor Vince Gill e Kanye West.

"River", que também venceu na categoria melhor disco de jazz contemporâneo, é o primeiro álbum de jazz instrumental a receber o prêmio de melhor disco desde "Getz/Gilberto", parceria do brasileiro João Gilberto com o saxofonista Stan Getz em 1965.

Os 13 mil profissionais do setor fonográfico que votam no Grammy costumam aprontar surpresas nesse quesito. Em 2001, um obscuro álbum da veterana dupla de rock Steeley Dan superou todo o favoritismo que era atribuído ao rapper Eminem.

O Foo Fighters, que tinha cinco indicações, ficou com dois prêmios. Já Bruce Springsteen se deu um pouco melhor: venceu em três das quatro categorias que disputava.

Justin Timberlake e Chaka Khan também acabaram com dois troféus cada. Entre os demais vencedores nas 110 categorias do Grammy estão Maroon 5, Joni Mitchell, Beastie Boys, The Chemical Brothers, Michael Bublé e The White Stripes. Veja os vencedores das categorias principais.

Shows
A festa de 50 anos do Grammy foi aberta com um dueto virtual entre a cantora e pianista Alicia Keys e Frank Sinatra, que apareceu em um telão. Daí até o fim do evento, foram apresentações de rock, rap, eletrônica, pop e r&b, entre outros estilos, com resultados bastante irregulares.

Os melhores momentos foram o encontro de Kanye West e a dupla francesa Daft Punk em "Stronger" e a apresentação impecável de Amy Winehouse, de Londres, via satélite. A cantora estava escalada para fazer parte da festa em Los Angeles, mas problemas na liberação de uma autorização para a cantora entrar nos Estados Unidos obrigaram a organização a mudar os planos. Winehouse, que passa por um tratamento em uma clínica de reabilitação na capital inglesa, mostrou duas canções: "You Know I'm no Good" e o sucesso "Rehab".

No discurso via satélite, Winehouse apareceu em um estúdio de Londres abraçada à mãe e dedicou os prêmios ao marido, Blake Fielder-Civil, que está preso aguardando julgamento por ser acusado de tentar influenciar de maneira ilegal um processo judicial.

Outro show de destaque foi o encontro da banda Foo Fighters com o baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, no papel de regente de uma orquestra.

Menos empolgantes foram as apresentações de Carrie Underwood --cantora country vencedora do "American Idol"--, os duetos de Beyoncé e Tina Turner, de Keely Smith com Kid Rock, e a colaboração de Fergie e John Legend.

Os Beatles foram homenageados com uma seqüência musical que teve a participação de atores do filme "Across The Universe" e malabaristas do Cirque de Soleil.

Também se apresentaram na premiação a cantora Rihanna, o rapper Will.i.am, Alicia Keys, Andrea Bocelli e Josh Groban, os pianistas Lang Lang e Herbie Hancock, e os roqueiros John Fogerty e Jerry Lee Lewis.

(Com agências internacionais)

Amy Winehouse é a grande vencedora do Grammy com cinco prêmios.

Fonte: http://musica.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir