Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Com vitórias, Obama diminui diferença para Hillary Clinton
Senador derrotou a rival Hillary em quatro estados no final de semana
Com vitórias, Obama diminui diferença para Hillary Clinton
Foto: G1

O democrata Barack Obama conseguiu a maioria dos delegados no caucus (reuniões de eleitores) do Maine, neste domingo (10). A vitória foi a quinta dele deste final de semana - o senador por Illinois derrotou a rival Hillary Clinton em três estados e no território das Ilhas Virgens nas prévias de sábado (9).

Os resultados diminuem a diferença entre eles na contagem extra-oficial de delegados, acirrando a disputa dentro do partido.

Segundo a projeção da rede CNN, Obama obteve 59% dos votos, contra 40% de Hillary, com 99% apurados. No estado há em jogo 24 delegados - e dez superdelegados, que não têm seu voto comprometido e podem escolher a quem melhor lhes parecer na Convenção Democrata que proclamará o candidato para as eleições presidenciais de novembro. No Maine, Obama levou 15 delegados, e Hillary, 9.

No total são necessários 2.025 delegados para conseguir a nomeação democrata, que será decidida no final de agosto, na convençaõ de Denver.

Após as votações do Maine, Obama e Clinton medirão de novo suas forças, na terça-feira (12), nos estados de Maryland, Virgínia e no Distrito de Colúmbia (Washington D.C.) - onde centraram suas forças nos últimos dias.

Em um dia frio marcado por intensos ventos e muita neve, a resposta dos eleitores foi "incrível", segundo o diretor-executivo do Partido Democrata do Maine.

Republicanos
As prévias deste final de semana tiveram uma surpresa desagradável para o senador republicano John McCain. Ele conseguiu apenas 24% das preferências na seqüência de caucus no Kansas. O principal adversário dele, o ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee, somou 60 %.

Na Lousiana, uma competição apertada teve como desfecho outra vitória de Huckabee (44%) sobre McCain (42%). O senador pelo Arizona foi vitorioso apenas em Washington. Com as derrotas, a campanha de Huckabee ganha fôlego e deixa a disputa entre os republicanos mais acirrada.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir