Categoria Religião  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Peregrinos assistem à missa pelos 150 anos da aparição
Mais de 50.000 peregrinos se reuniram nesta segunda-feira na cidade de Lurdes para assistir à missa
Peregrinos assistem à missa pelos 150 anos da aparição
Foto: AFP

LURDES, França, 11 Fev 2008 (AFP) - Mais de 50.000 peregrinos se reuniram nesta segunda-feira na cidade de Lurdes para assistir à missa em comemoração do 150º aniversário da aparição da Virgem Maria para a menina Bernadette, diante da gruta de Soubirous, sudoeste da França.

A missa comemorativa da primeira aparição da Virgem, em 11 de fevereiro de 1858, foi celebrada ao ar livre pelo Monsenhor Jacques Perrier, bispo de Tarbes e Lurdes, na presença de 800 padres e 25 bispos.

As festividades que comemoram em Lourdes as 18 aparições da Virgem para Bernadette Soubirous entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858, começaram no dia 8 de dezembro do ano passado e terminarão no próximo 8 de dezembro.

"Por esse jubileu criamos um caminho de quatro etapas: a igreja onde Bernadette Soubirous foi batizada quando era criança, o lugar onde morava sua família no momento das aparições, o santuário com a gruta e a capela onde Bernadette fez sua primeira comunhão", explicou à AFP monsenhor Perrier.

Esse caminho, marcado por linhas brancas pintadas ao solo, é percorrido pelos peregrinos que andam em silêncio.

Bernardette tinha 14 anos quando, segundo a Igreja, viu a Virgem Maria pela primeira vez, na gruta de Massabielle. Nos dias posteriores, a bela mulher resplandecente voltou a aparecer, conversou com ela e pouco a pouco a notícia se espalhou, iniciando uma série de curas milagrosas.

Até agora, a Igreja Católica reconhece quase 70 curas milagrosas de peregrinos doentes que rezaram no santuário. Lurdes recebe anualmente cerca de seis milhões de devotos.

A cidade, de 15.000 habitantes, é a segunda cidade com maior número de hotéis na França - só perdendo para Paris - e está completamente lotada. "Estamos cheios", afirma um dono de hotel.

Lurdes conta ainda com um site da internet (www.lourdes-france.com) disponível em seis línguas. "Tivemos 35 milhões de acessos no ano passado", comemora o redator-chefe da página, Laurent Jarneu.

Aproveitando esse sucesso, também foi lançado um site suplementar, especialmente dedicado ao jubileu (www.lourdes2008.com), onde os peregrinos podem ver a caverna através de uma webcam.

Espera-se ainda que o papa Bento XVI venha para Lurdes em setembro, mas a data ainda não foi fixada.

O Papa garantiu neste domingo, durante a oração Angelus, que vai rezar pelos peregrinos e também pela celebração do Dia mundial dos Doentes.

Do balcão da Praça de São Pedro, o Papa aproveitou para ressaltar que o aniversário das aparições coincide este ano com o início da Quaresma, ocasião para "se colocar nas mãos da Virgem os doentes e aqueles que cuidam deles com amor".

Peregrinos assistem à missa pelos 150 anos da aparição da Virgem de Lurdes.

Fonte: http://diversao.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir