Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Governo condena atentado no Timor Leste
Presidente timorense Jos� Ramos-Horta ficou ferido no ataque
Governo condena atentado no Timor Leste

O governo federal condenou nesta segunda-feira (11) o atentado contra o presidente do Timor-Leste, Jos� Ramos-Horta.

No ataque, Ramos-Horta foi ferido e est� internado em um hospital na cidade de Darwin, na Austr�lia. Seu estado � considerado est�vel, mas grave.

"O Brasil condena veementemente o recurso � viol�ncia e conclama todas as for�as pol�ticas e de seguran�a de Timor-Leste a envidarem renovados esfor�os para a manuten��o da ordem e a solu��o das quest�es pol�ticas pela via do entendimento e do di�logo pac�fico", informou o Itamaraty em nota.

No comunicado, o governo disse ter recebido a not�cia com grande preocupa��o. "O presidente Luiz In�cio Lula da Silva e o ministro Celso Amorim enviaram mensagens de solidariedade ao Governo e ao povo timorenses, desejando pronto restabelecimento ao presidente Ramos-Horta", consta da nota.

O Itamaraty informou que Amorim determinou �s embaixadas brasileiras em Dili a acompanhar a situa��o "e a prestar toda a assist�ncia aos cidad�os brasileiros que ali se encontram". Foram acionadas ainda as embaixadas na Austr�lia e na Nova Zel�ndia para prestar aux�lio aos brasileiros.

Ramos Horta esteve recentemente no Brasil em visita oficial. Na ocasi�o foram assinados diversos acordos nas �reas cultural, educacional e esportiva.

Na visita, o presidente timorense anunciou a cria��o da condecora��o S�rgio Vieira de Mello, morto no Iraque em 2003.

Vieira de Mello chefiou a administra��o de transi��o da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) no Timor Leste entre novembro de 1999 e maio de 2002.

Governo condena atentado no Timor Leste. Presidente timorense Jos� Ramos-Horta ficou ferido no ataque.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir