Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2008

Morre Roy Scheider, o chefe de polícia de Tubarão.
Ator indicado ao Oscar morreu aos 75 anos no Arkansas;
Morre Roy Scheider, o  chefe de polícia de Tubarão.
Foto: Reuters/Jerry Lai/Files

O ator Roy Scheider, que alcançou fama internacional como o chefe de polícia Martin Brody no filme de Steven Spielberg "Tubarão", morreu neste domingo (10), aos 75 anos, informaram fontes do hospital da Universidade de Arkansas.

O porta-voz da instituição, David Robinson, não especificou a causa da morte, embora funcionários do centro tenham explicado que o ator americano tinha recebido tratamento devido a um mieloma múltiplo durante os últimos dois anos.

Tanto Scheider como Richard Dreyfuss, que encarnava um oceanógrafo, protagonizaram "Tubarão" (1975), produção que inaugurou a era dos arrasa-quarteirões de Hollywood.

Foi o primeiro filme que ultrapassou a barreira dos US$ 100 milhões nos cinemas.

O outro ator do trio protagonista de "Tubarão" era Robert Shaw (Quint, no filme), que morreu em 1978.

Scheider participou também da continuação do primeiro filme, "Tubarão II" (1978), dirigida por Jeannot Szwarc.

Apesar do sucesso do célebre filme de Spielberg, o reconhecimento da Academia chegou para ele com "Operação França", pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 1972.

Oito anos mais tarde voltou a ser indicado ao prêmio, desta vez como protagonista de "All that jazz", de Bob Fosse.

Trajetória
Seu começo na indústria cinematográfica foi em alguns papéis em fitas de terror B, como "A maldição" (1964), embora não demoraria a chamar a atenção após sua aparição em "O passado condena" (1971), com Jane Fonda.

Sua atuação em "Tubarão" não lhe afastou de outros projetos independentes de qualidade como a clássica "Maratona da morte", de John Schlesinger, em que encarnava um agente da CIA e irmão do personagem de Dustin Hoffman.

Outros projetos famosos nos quais participou foram a segunda parte de "2001: Uma odisséia no espaço", de Stanley Kubrick, que recebeu o título de "2010" (1984), e "A casa da Rússia" (1990), junto com Sean Connery e Michelle Pfeiffer.

Em seus últimos anos de vida, Scheider participou ativamente em manifestações contra a intervenção militar dos EUA no Iraque.

Morre Roy Scheider, o chefe de polícia de Tubarão.
Ator indicado ao Oscar morreu aos 75 anos no Arkansas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir