Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Joanna Maranhão fala sobre abuso sexual
Nadadora faz alerta para que sua história não se repita: 'Pais devem ser mais presentes'
Joanna Maranhão fala sobre abuso sexual
Foto: Alexandre Durão

A nadadora Joanna Maranhão falou pela primeira vez sobre o trauma de ter sido molestada sexualmente aos nove anos por um treinador após ter revelado o fato em entrevista na última sexta-feira, durante seus treinamentos na França. A atleta, que está no Brasil para o enterro de um tio, disse que os pais precisam estar mais presentes para evitar que seus filhos sofram abusos semelhantes.

- A minha mãe trabalhava muito. Eu ficava muito com ele, era uma relação de confiança. Acho que os pais precisam ser mais presentes, ter uma relação mais aberta (com seus filhos) - afirma a nadadora, em entrevista ao programa "SporTV News".

Emocionada, Joanna disse ainda que o ocorrido prejudicou sua vida em todos os sentidos, e não apenas na natação.

- Durante anos, eu reprimi o que aconteceu. Durante a terapia, fui entendendo que precisava me lembrar de tudo para seguir em frente. Isso me afetou não só no esporte, mas no namoro, em tudo.

O técnico da atleta, João Reynaldo Nikita, revelou que Joanna chegou a faltar aos treinos por não conseguir lidar com a situação.

- Além dos pais e professores, é preciso que as direções dos clubes tenham um controle muito grande sobre isso. Ela apresentava comportamentos conflitantes de um dia para o outro, às vezes no mesmo treino. Teve dias em que ela não conseguiu treinar porque não conseguiu dormir pensando no que aconteceu. Isso pode ter afetado muito o desempenho dela.

Joanna Maranhão fala sobre abuso sexual. Nadadora faz alerta para que sua história não se repita: 'Pais devem ser mais presentes'.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir