Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Lula e Sarkozy discutem submarino nuclear e Farc
O presidente franc�s Nicolas Sarkozy (de terno escuro) cruza o rio Oiapoque em visita � Guiana Francesa
Lula e Sarkozy discutem submarino nuclear e Farc
Foto: Thierry Orban/AFP

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva se encontra nesta ter�a-feira na Guiana Francesa, fronteira com o Brasil, com o presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, para discutir coopera��o na �rea de defesa, a liberta��o dos ref�ns colombianos em poder da guerrilha colombiana, negocia��es da Rodada de Doha e temas fronteiri�os.

O presidente Lula chegou a Macap� acompanhado dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Transportes, Alfredo Brito. O senador Jos� Sarney (PMDB-AP) era um dos integrantes da comitiva de tr�s senadores e quatro deputados do Estado que acompanharam o presidente.

Lula pernoitou num hotel e viaja nesta ter�a-feira de manh� no avi�o presidencial at� Oiapoque, do lado brasileiro da fronteira. De l�, atravessa de barco o rio Oiapoque, que divide os dois pa�ses, e � recebido por Sarkozy em S�o Jorge do Oiapoque, na margem francesa. Sarkozy n�o deve entrar em territ�rio brasileiro.

Apesar dos temas fronteiri�os, como o in�cio da constru��o da ponte sobre o rio Oiapoque ligando os dois pa�ses, as conversas pol�ticas devem girar em torno de outros temas, como a participa��o dos dois pa�ses nas negocia��es da Rodada Doha de liberaliza��o do com�rcio.

"Brasil e Fran�a disp�em de uma ampla base de converg�ncia pol�tica e diplom�tica, que torna o momento atual particularmente prop�cio para o estreitamento de nossas rela��es nos mais diversos campos, seja naquela vertente bilateral, seja na discuss�o de temas de interesse m�tuo da agenda regional e multilateral", afirmou o porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach.

Ele confirmou que o submarino nuclear que o Brasil quer construir - e que pode ter tecnologia francesa - ser� um dos temas da conversa, mas o governo n�o espera fazer um an�ncio formal sobre o assunto nesta visita.

Ser� o primeiro encontro entre os dois presidentes que n�o acontece � margem de uma reuni�o internacional. Lula e Sarkozy j� se encontraram no ano passado durante a Assembl�ia Geral da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU), em Nova York, e na reuni�o do G-8, o grupo dos sete pa�ses mais industrializados mais a R�ssia, na Alemanha.

Brasil e Fran�a t�m um interc�mbio comercial de US$ 7 bilh�es, com importa��es e exporta��es do mesmo montante. O Brasil � principal parceiro comercial franc�s na Am�rica Latina.

Lula tamb�m deve agradecer o apoio p�blico dado por Sarkozy ao pleito brasileiro de reformar o Conselho de Seguran�a da ONU e ocupar uma cadeira permanente num �rg�o ampliado.

Farc
Sobre a colabora��o do Brasil na negocia��o para a liberta��o dos ref�ns em poder das For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc), o porta-voz do Planalto confirmou que o tema ser� discutido, mas n�o acredita que nenhuma estrat�gia ser� definida j� neste encontro.

"Como o Brasil cr� que � necess�ria a conversa com os presidentes (venezuelano Hugo) Ch�vez e (colombiano �lvaro) Uribe, eu n�o diria que se chegue a algum avan�o concreto no sentido de estabelecer esse grupo, mas o tema certamente ser� discutido", afirmou.

O governo brasileiro j� tinha afirmado que s� vai participar das negocia��es com o aval do presidente colombiano �lvaro Uribe. Nas �ltimas semanas, passou a dizer que tamb�m considera "crucial" a participa��o do presidente venezuelano Hugo Ch�vez.

Embora Ch�vez tenha sido exclu�do da negocia��o com as Farc por Uribe, a guerrilha disse que libertou as duas ref�ns em janeiro em desagravo ao presidente venezuelano.

Fronteira
Apesar da localiza��o na Am�rica do Sul, a Guiana Francesa � um departamento ultramarino da Fran�a, onde vigoram todas as leis francesas. A diferen�a de padr�o de vida entre os vizinhos - o sal�rio m�nimo franc�s � de 1,1 mil euros por m�s - atrai imigrantes brasileiros para o lado franc�s.

O Itamaraty estima que sejam entre 20 mil e 40 mil brasileiros, vivendo ilegalmente num pa�s de 200 mil habitantes.

Um acordo entre os dois governos permite a expuls�o para o lado brasileiro de estrangeiros encontrados ilegalmente no pa�s.

"A agenda fronteiri�a � dif�cil, por causa dos problemas de migra��o", admite o ministro Ricardo Guerra de Araujo, diretor interino do Departamento de Europa do Itamaraty.

Ele disse que uma comiss�o binacional criada para discutir o assunto se re�ne em maio, na Fran�a.

Lula e Sarkozy discutem submarino nuclear e Farc.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir