Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Joanna Maranhão afirma que sofreu abuso sexual
A nadadora pernambucana Joanna Maranhão, 20 anos, revelou numa entrevista ao site Gazeta Esportiva. Net que foi molestada sexualmente
Joanna Maranhão afirma que sofreu abuso sexual
Foto: Heitor Cunha/ DP

A nadadora pernambucana Joanna Maranhão, 20 anos, revelou numa entrevista ao site Gazeta Esportiva. Net que foi molestada sexualmente por um treinador do Náutico quando tinha nove anos de idade.

A nadadora afirmou que era molestada dentro da piscina e que esse trauma prejudicou seu desempenho no esporte. "Eu passei por maus bocados nos últimos três anos. (...) Mas a mente tem um poder incrível e durante todos esses anos eu tentei convencer a mim mesma que nada daquilo tinha acontecido, que tinha sido fruto da minha imaginação. Mas como uma onda muito forte, dez anos depois eu fui tomando consciência de tudo que eu tinha sofrido. Foi muito doloroso, foi um processo lento.

Freqüentei psiquiatra e psicólogo, porque eu precisava colocar aquilo tudo pra fora. Durante esse processo, tudo na minha vida sofreu as conseqüências e com a natação não poderia ter sido diferente. Mas hoje que eu estou bem, consigo falar sobre isso. Parece que saiu um peso", disse na entrevista.

A entrevista da nadadora foi concedida na França onde ela está treinando para tentar o índice na disputa sul-americana para as Olimpíadas de Pequim. Ela não quis revelar o nome do treinador responsável pelos abusos. "Eu não tive coragem (de denunciar), afinal, já tinham se passado dez anos.

Que provas eu tinha? E isso tudo aconteceu dentro de um clube, que também viria contra mim. Eu já estava tão abalada. Quanto a ele, a vida e Deus vão dar o que ele merece. Eu não quero de forma alguma saber da existência dele", disse, acrescentando que não pretende levar o caso à Justiça.

Na entrevista, Joanna também expressa o desejo de ajudar crianças que, como ela, foram vítimas de abuso sexual. "Eu até pretendo, no futuro, fazer algo em relação a outras crianças que sofrem isso e têm medo, vergonha de contar pros pais como aconteceu comigo. Minha mãe só soube no ano passado. O "medo" de cair na piscina vinha daí. Os abusos aconteciam no clube, dentro da piscina. Foi muito traumatizante, não foi fácil, mas eu superei", confessou.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 Joanna despontou como uma das grandes promessas do Brasil na Natação. O desempenho da nadadora" que na competição chegou ao quinto lugar nos 400m medley" porém, decaiu.

No ano passado ela nem chegou a competir no Mundial de Melbourne. Na época, o má desempenho da nadadora foi atribuído a problemas técnicos e psicológicos. "Mais cedo ou mais tarde, eu iria mesmo contar esse episódio e assim as pessoas entenderiam melhor. Hoje, eu vejo que o que passei foi para me tornar mais forte e servir de exemplo para outras pessoas", disse ao site.

Procurada pela reportagem do Pernambuco.com, a direção do Náutico afirmou desconhecer os fatos.

Joanna Maranhão afirma que sofreu abuso sexual.

Fonte: www.pernambuco.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir