Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2008

S P tem segunda morte suspeita de febre amarela vacinal.
Secretaria Estadual da Sa�de investiga 24 casos de rea��es adversas � vacina.
S P tem segunda morte suspeita de febre amarela vacinal.

O estado de S�o Paulo investiga a segunda morte suspeita por febre amarela vacinal, segundo balan�o divulgado nesta segunda-feira (11) pela Secretaria Estadual da Sa�de. A suspeita � que as mortes tenham sido causadas por rea��es � vacina. A secretaria investiga 24 casos de rea��es adversas �s doses, o que inclui febre ou outro tipo de rea��o n�o esperada, incluindo as duas mortes.

Este segundo caso ocorreu com uma mulher de 79 anos, que morreu no fim de janeiro. Segundo a secretaria, ainda � preciso esperar pelos resultados finais dos exames para confirmar que as duas mortes foram resultantes das rea��es � imuniza��o. Do total de casos investigados, seis pessoas chegaram a ser internadas" uma delas permanece em observa��o, mas tem quadro est�vel e deve ter alta em breve.



O primeiro caso tamb�m ocorreu no fim do m�s passado. Em 31 de janeiro foi enterrada a enfermeira Marizete Borges de Abreu, de 43 anos, que morreu 15 dias depois de tomar a vacina. A enfermeira morreu no Hospital S�o Mateus. Ela tinha uma doen�a grave, que prejudica o sistema de defesa do corpo, chamada lupus.



Por isso, a suspeita � que o v�rus presente na vacina tenha conseguido agir no organismo da enfermeira, fazendo com que ela desenvolvesse a febre amarela. A confirma��o desse diagn�stico ainda vai demorar 30 dias.

Os m�dicos dizem que o que aconteceu com Marizete � muito raro. Em m�dia, uma em cada 200 mil pessoas que tomam a vacina tem alguma complica��o grave. Os efeitos colaterais s�o mais freq�entes em quem est� com baixa imunidade. Na d�vida, o melhor � consultar um m�dico antes de se vacinar.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir