Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Conselho quer que polícia investigue vídeos sobre violência
Vídeo que enaltece Rota diz que "se correr a Rota pega, se ficar a bala come".Comunidades no Orkut também incentivam violência policial.
Conselho quer que polícia investigue vídeos sobre violência

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe/SP) vai pedir ao Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) que investigue os vídeos que incentivam a violência e fazem apologia ao crime em toda a internet, principalmente no site YouTube. O Condepe quer que a polícia analise também as comunidades do Orkut.

De acordo com Ariel de Castro Alves, secretário geral do conselho, a intenção do órgão é que a polícia investigue os autores desses vídeos e dessas comunidades para identificar os responsáveis e poder tirar esses vídeos do ar.

O pedido oficial da investigação será feito diretamente ao Secretário da Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Mazargão, em audiência marcada para a tarde da próxima quinta-feira, segundo informou Alves. A SSP confirma que a reunião está marcada.

O que motivou a ação foi a grande quantidade de vídeos e comunidades na internet que incentivam a violência tanto entre civis como por parte dos policiais. Um vídeo no YouTube, por exemplo, intitulado Rota" Chumbo Quente, enaltece o fato de a corporação matar suspeitos em supostos confrontos.

O vídeo tem fotos de carros do grupo e policiais com armas em punho. Um trecho do funk, tema das imagens, diz "sai da frente lá vem eles minha gente, agora o chumbo é quente eles têm toda razão. Não fique aí se não quiser virar defunto, ir para a cidade dos presuntos dentro de um lindo caixão".

As imagens são intercaladas por frases que apresentam o vídeo como uma homenagem à Rota, "a tropa de elite paulista", diz o texto. Em outro momento, lê-se a seguinte frase "se correr a Rota pega, se ficar a bala come". Na avaliação de Alves, o vídeo é uma apologia ao crime. "É uma apologia defender uma polícia violenta que pratica crimes", afirmou.

O material foi colocado no site há sete meses e o responsável pela postagem se identifica como um rapaz brasileiro de 19 anos. O vídeo, no entanto, cita o link de uma comunidade do Orkut, chamada Rota, na qual os 5.795 participantes comentam as ações do grupo elogiando a morte de supostos suspeitos. Um dos comentários diz "a Rota não executa, apenas recicla a vida dos meliantes para que seus restos alimentem as plantas". Outro fala "que chore a mãe do bandido".

Procurada pelo G1 na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Militar não comentou o assunto até a publicação desta reportagem.

Conselho quer que polícia investigue vídeos sobre violência do YouTube
Vídeo que enaltece Rota diz que "se correr a Rota pega, se ficar a bala come".
Comunidades no Orkut também incentivam violência policial.

Fonte: www.g1.com.br
 
Por:  Leonardo da Silva Vieira    |      Imprimir