Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 12-02-2008

'Variety' aponta fascismo em 'Tropa de elite'
Cr�tico da publica��o comparou policiais do filme a nazistas da SS.Longa brasileiro teve sua primeira sess�o internacional em Berlim esta manh�
'Variety' aponta fascismo em 'Tropa de elite'
Foto: www.maratimba.com

A "Variety", um dos ve�culos mais influentes da ind�stria cinematogr�fica, publicou nesta segunda-feira (11) uma cr�tica contundente sobre o filme brasileiro "Tropa de elite", exibido internacionalmente pela primeira vez durante o Festival de Berlim esta manh�. No texto, assinado pelo cr�tico Jay Weissberg, o longa de Jos� Padilha � descrito como "a celebra��o da viol�ncia pelo bem, que funciona como pe�a de recrutamento para criminosos fascistas".

O autor sugere tamb�m uma suposta semelhan�a entre o uniforme e o distintivo do Bope - o Batalh�o de Opera��es Especiais da Pol�cia Militar do Rio - com os da brigada Cabe�a da Morte (Totenkopf), guarda de elite da SS nos campos de concentra��o nazistas.

Um dos argumentos da cr�tica de Weissberg consiste na escolha de Padilha em narrar a hist�ria a partir da vis�o de Capit�o Nascimento (Wagner Moura), o que "refor�a a identifica��o, mas tamb�m aliena os espectadores inteligentes que n�o precisam de explica��es para cada conceito que j� est� sendo mostrado visualmente". "Ainda que o filme tenha sido o mais visto de 2007 no Brasil, o p�blico de filmes de arte n�o deve perdoar o inescap�vel ponto-de-vista de direita", avalia Weissberg.

O cr�tico da "Variety" reconhece, no entanto, que "Tropa de elite" tra�a um "retrato honesto" das favelas cariocas e da corrup��o no sistema policial", mas afirma que isso � feito "celebrando policiais psicopatas e ridicularizando quaisquer tentativas de ativismo social". E prossegue: "os policiais comuns s�o simplesmente corruptos, os assistentes sociais, lamentavelmente inefetivos e ing�nuos e os jovens ricos que fumam maconha s�o t�o maus quanto os traficantes das favelas. Apenas o Bope pode salvar a cidade, mas antes ele precisa remover cirurgicamente qualquer coisa que se assemelhe a um cora��o".

Exibido para jornalistas internacionais em Berlim na manh� desta segunda, "Tropa de elite" (ou "The elite squad") recebeu legendas em alem�o e foi narrado em ingl�s, franc�s e espanhol por meio de fones de tradu��o simult�nea.

Em entrevista coletiva pouco antes da sess�o, Padilha afirmou n�o ter id�ia de como o filme seria recebido no festival, na Europa e, conseq�entemente, no exterior.

"Tem coisa que a gente n�o controla na vida. Uma delas � como seu filme vai ser recebido. Mas acho que vai ser visto de um jeito diferente, porque aqui na Europa o hist�rico cultural e a realidade s�o outros. Acho que 'Tropa' vai ser visto mais como um filme como qualquer outro e n�o como um assunto que deu margem a tanta discuss�o, como aconteceu no Brasil", comentou o diretor.

'Variety' aponta fascismo em 'Tropa de elite'.

Cr�tico da publica��o comparou policiais do filme a nazistas da SS.Longa brasileiro teve sua primeira sess�o internacional em Berlim esta manh�.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir