Categoria Economia  Noticia Atualizada em 12-02-2008

Carnaval atrasa pagamentos para os aposentados
DINHEIRO > INSS MUDA CALEND�RIO E CAUSA INDIGNA��O NA CATEGORIA.
Carnaval atrasa pagamentos para os aposentados

Enquanto boa parte do povo brincou no feriad�o de Carnaval, os aposentados brasileiros sofreram com os bolsos vazios. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) simplesmente ignorou as necessidades da categoria e os benef�cios de janeiro foram pagos com atraso.

De acordo com o presidente da Associa��o dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul, Germano Kelber, os aposentados com n�mero de benef�cio 1 e 6 foram os �nicos que receberam na data, dia 1� de fevereiro. Dias 4 e 5, feriados, n�o houve pagamento. A grande surpresa, no entanto, estava reservada para Quarta-feira de Cinzas. Mesmo que os bancos estivessem abertos, o INSS n�o considerou a data como dia �til e todo o calend�rio acabou sendo empurrado para frente.

O fato acabou gerando problemas e reclama��es. Ontem, por exemplo, foram pagos os finais 4 e 9, que deveriam ter recebido na sexta-feira. Hoje, ganham os que possuem finais 0 e 5. "Foi um desrespeito com a categoria", frisou Kelber. De acordo com ele, a Confedera��o Nacional dos Aposentados protestou em Bras�lia. "Mas, infelizmente, a corda arrebenta sempre do lado mais fraco."

Novelci Goulart foi ontem ao banco para receber a aposentadoria, quando soube que s� poderia contar com o dinheiro hoje. Disse que n�o depende exclusivamente deste recursos, mas considerou uma injusti�a com as pessoas que ganham valores menores. "Havia um idoso chorando porque ficou sem R$ 15,00 para comprar uma caixa de rem�dios." Para ele, � injustific�vel que o governo prejudique milhares de pessoas em fun��o do Carnaval.

DESPESAS

A aposentada Rejane Henn, de Linha Santa Cruz, foi ao banco ontem e tamb�m n�o recebeu. Ela gastou R$ 3,60 de passagem e ter� que regressar hoje. "Isso deu raiva. A gente tem contas para pagar. N�o temos culpa se foi feriado no Carnaval."

Dona Clarice Alles tamb�m viveu uma situa��o desconfort�vel. Ela estava visitando, Carnaval atrasa pagamentos para os aposentados
DINHEIRO > INSS MUDA CALEND�RIO E CAUSA INDIGNA��O NA CATEGORIA
familiares no interior de Palmares do Sul e, na sexta-feira, viajou 35 quil�metros, at� a cidade, para receber a aposentadoria. "Quando cheguei ao banco, fui informada que s� receberia na segunda-feira. Voltei a Santa Cruz e s� recebi hoje (ontem). Foi um desaforo que fizeram com a gente", concluiu.

Fonte: www.gazetadosul.com.br
 
Por:  Leonardo da Silva Vieira    |      Imprimir