Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-02-2008

"BIG BROTHER E MSN EMBURRECEM"
Os pais devem desenvolver nos filhos o h�bito do estudo di�rio desde pequenos.


A entrevista de domingo(10/02) do jornal A Gazeta com o professor Pierluigi Piazzi vale a pena ser divulgada. Com grande lucidez, ele afirmou que a maioria das pessoas estuda de forma errada. A aula n�o serve para aprender e sim para entender.

O aprendizado vai acontecer em casa. Seu lema tem cinco palavrinhas b�sicas: aula dada, aula estudada hoje.O maior erro que os pais cometem � cobrar estudo somente em �poca de provas.O estudante deve rever em casa a mat�ria que foi dada naquele dia, mesmo que n�o tenha tarefas de casa. Os pais devem desenvolver nos filhos o h�bito do estudo di�rio desde pequenos.

Estudar para prova no dia anterior � o pior m�todo, pois o aluno muitas vezes s� decora mas n�o compreende o que estudou.E no dia da prova j� esqueceu tudo.A dica valiosa do professor � que o aluno revise a mat�ria todos os dias e estude um pouco antes de dormir. Estudar antes da fase do sono avisa ao c�rebro que aquele assunto foi alvo de aten��o e dever� ser fixado. Por incr�vel que possa parecer, � mais importante o tempo que o aluno passa estudando sozinho do que o que passa assistindo as aulas. Durante os estudos n�o deixe que televis�o, v�deo game ou computador interfiram no ritmo.

O professor afirma que TV e computador contribuem muito pouco para o aprendizado e que esses aparelhos n�o devem ficar no quarto e sim na sala. Isso permite que os adultos acompanhem o que os filhos est�o assistindo ou acessando. Deixar os filhos ver o Big Brother � um absurdo, isso rebaixa o QI das pessoas.

Alguns rar�ssimos jogos de v�deo game podem trabalhar o racioc�nio, como aqueles com mudan�as de fase, com alguma charada ou uma quest�o de l�gica.Mas a maioria dos jogos � pura chacina.Muitos alunos trocam a leitura pelo MSN e ficam grudados no computador at� as 3 da manh� no bate papo, com pessoas estranhas, escrevendo de forma errada. Segundo um pesquisador de Londres, fazer esse uso da internet produz um efeito rebaixador do quoeficiente da intelig�ncia(QI).

O c�rebro � igual ao m�sculo de um atleta e necessita ser exercitado com atividades como xadrez, palavras cruzadas, resolver charadas e muita leitura. J� foi comprovado pela neuroci�ncia que � poss�vel aumentar ou diminuir o n�vel de intelig�ncia � partir dos est�mulos que s�o dados ao c�rebro. Quanto mais est�mulos, mais liga��es neurais se formam. E quanto mais liga��es neurais se formam, mais inteligente a pessoa fica. N�o havendo esses est�mulos, as redes neurais se mant�m est�veis ou at� regridem. Existem pais que acham que o importante � o filho tirar boa nota e passar de ano. Estudam para tirar nota e n�o para aprender.

O Brasil s� n�o ficou em �ltimo lugar no PISA (avalia��o internacional de educa��o) porque existem pa�ses piores como a Tun�sia e Cazaquist�o.Ali�s, voc� sabe onde fica o Cazaquist�o?N�o estude sem ter um l�pis e um peda�o de papel em m�os. Se o texto estudado for Hist�ria, n�o se limite a l�-lo ou pior, decor�-lo.Descubra os conceitos mais importantes do texto e os escreva.

O ato de escrever permite uma maior fixa��o do conte�do.O aluno deve ser professor de si mesmo, aprender sozinho.O truque � ter aten��o nas aulas para entender o conte�do e estuda-lo depois em casa, no m�nimo por quarenta minutos.Se passar uma noite sem revisar, ficar� sem aprender.O aluno que aprende a estudar sozinho n�o ter� dificuldades para enfrentar os desafios.

Fonte: A Autora
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir