Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Guardas usam 'gosma' contra o crime no interior de SP
Composto de resinas vegetais pode grudar as p�lpebras
Guardas usam 'gosma' contra o crime no interior de SP
Foto: Divulga��o

Pelo menos duas Guardas Municipais no interior de S�o Paulo decidiram se "armar" com spray de um composto de resinas vegetais que pode grudar as p�lpebras dos olhos. Apelidada de "gosma da aranha", uma refer�ncia � teia lan�ada pelo super-her�i dos quadrinhos Homem-Aranha, ela tem o objetivo de distrair os suspeitos para facilitar a a��o dos guardas.

"� um produto que tem uma efici�ncia interessante. S� s�o punidos os reais envolvidos no conflito. No caso do spray de pimenta ou do g�s lacrimog�neo, as pessoas que est�o em volta tamb�m s�o atingidas. A a��o [da gosma] � imediata, eficaz e focada", afirmou �lcio �lvaro Boccaletto, Secret�rio Municipal de Seguran�a e Transporte de Vinhedo, munic�pio a 79 km de S�o Paulo.

A Prefeitura de Vinhedo adquiriu 100 unidades do Adesivo para Controle de Dist�rbios Civis (ACDC), a um custo de R$ 5 mil. A subst�ncia vem em um tubo de 200 ml, com validade de dois anos. O spray ser� utilizado pelos 93 guardas municipais da cidade, de acordo com o secret�rio.

A guarda municipal de Amparo, munic�pio a 130 km de S�o Paulo, tamb�m comprou a "gosma" para uso experimental. O comandante da Guarda, Marcelo Novo Barbato, coordenador de seguran�a do munic�pio, informou que a subst�ncia j� foi utilizada durante o carnaval. "Foi usado em duas situa��es, somente para evitar brigas. E funcionou, foi bem eficiente", contou. O munic�pio adquiriu dez frascos do produto.

No caso de Vinhedo, os guardas come�aram a portar o spray durante a "Festa da Uva", evento que come�ou no �ltimo s�bado (9) e ir� at� 24 de fevereiro. Mas ainda n�o foi necess�rio usar a subst�ncia, de acordo com o secret�rio.

Pesquisas da gosma

O engenheiro qu�mico e propriet�rio da empresa que produz a subst�ncia, Fernando Schneider, disse que as pesquisas duraram seis anos. "N�s come�amos a vender em dezembro e tem havido muito interesse das guardas municipais", afirmou. "� um produto paliativo, para n�o usar arma."

De acordo com o engenheiro, a gosma "causa um desconforto terr�vel". "A id�ia � jogar no rosto da pessoa, porque ela causa um mal-estar instant�neo muito grande. D� a impress�o de estar pegando na pele, grudando", explicou. Caso seja jogada perto dos olhos, a "gosma" dificulta a abertura. A esp�cie de cola demora de quatro a cinco horas para ser retirada, ainda de acordo com o engenheiro.

"Se jogar �gua piora, porque ela n�o � um solvente para o produto", disse Schneider. O secret�rio de Vinhedo adianta que a f�rmula do produto usado para remover � bem simples. "� uma emuls�o simples, mas a gente n�o divulga o que tira. Perde o sentido da coisa", explicou Boccaletto. Apesar do mist�rio, no site de apresenta��o do produto h� uma explica��o sobre como retirar a gosma da pele. Basta "usar um pano umedecido com �leo vegetal at� neutralizar o efeito pegajoso". Depois, � s� lavar com sab�o ou detergente neutro.

O engenheiro garante que o produto n�o causa malef�cios. "N�o faz mal, n�s temos laudos da toxidade e n�o causa irrita��o ocular ou cut�nea", afirmou. O comandante da Guarda de Amparo diz que a subst�ncia foi testada por 15 dias antes de ser colocada em uso. "Foi experimentado, inclusive, em um guarda volunt�rio", contou, acrescentando que o homem n�o teve problemas com o produto.

Guardas usam 'gosma' contra o crime no interior de SP. Composto de resinas vegetais pode grudar as p�lpebras.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir