Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Árvores ganham nomes de bebês em Belo Horizonte
Medida faz parte de projeto de arborização urbana da capital mineira
Árvores ganham nomes de bebês em Belo Horizonte
Foto: Reprodução

Cada árvore tem um papel fundamental no combate aos efeitos da poluição nas grandes cidades. Cada bebê que nasce é uma pessoa a mais para ajudar na preservação do ambiente que, afinal, será dele no futuro.

Pensando nisso, a prefeitura de Belo Horizonte e a TV Globo Minas lançaram, na terça-feira (12), o programa "Uma vida, uma árvore". Os recém-nascidos de Belo Horizonte vão dar nome a mudas que serão plantadas nos parques municipais.

Ao registrar o nascimento da filha, Silas de Matos, descobriu que também poderia ajudar a natureza. Ele saiu do cartório sabendo que, em breve, a capital vai ganhar uma árvore chamada Hellen.

As primeiras mudas foram plantadas nesta terça-feira, no Parque Nossa Senhora da Piedade, que deve ser inaugurado no mês que vem. A espécie escolhida foi o ipê. "Os ipês são árvores do cerrado, nativas do estado de Minas Gerais, e são muito adaptadas à condição de arborização urbana", diz a engenheira agrônoma Michelle Costa.

As árvores que vão embelezar o parque já ganharam nomes de dois recém-nascidos. Foi uma grande coincidência: o ipê roxo, Júlio. O branco, Júlia.

As mudas que agora tem dois metros daqui a cinco anos vão chegar a seis metros. Elas vão receber os cuidados dos jardineiros. Água e adubo. E um outro ingrediente importante: a torcida de quem batizou essas plantinhas.

Na infância, Leda Beltrão emprestou o nome para uma mangueira na cidade de Morro da Garça, onde morava. Agora é a vez da neta. "Plantamos as mangueiras, eu e minha irmã, e depois nós mesmas regávamos todos os dias", diz.

Com o programa, 30 mil árvores devem ser plantadas por ano nos parques da capital. "Ao plantar uma árvore para cada criança, nós estamos dando uma contribuição, ainda que modesta, mas muito forte do ponto de vista simbólico, para o combate ao aquecimento global", diz o prefeito Fernando Pimentel (PT).

"Essa é uma grande preocupação dos mineiros do mundo inteiro nesse momento e nós estamos muito felizes com a parceria", diz Marcelo Matte, diretor regional da TV Globo Minas.

As famílias que ganharam um presentão vão acompanhar o crescimento das mudas Júlia e Júlio. Os ipês vieram para fazer história na vida dos xarás recém-nascidos.

A Associação Mineira de Silvicultura participa do projeto. Além dos ipês, serão plantados jequitibá, palmeira, jacarandá, pau-brasil e mogno.

Árvores ganham nomes de bebês em Belo Horizonte. Medida faz parte de projeto de arborização urbana da capital mineira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir