Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Obama e McCain, os vencedores das primárias do Potomac
Hillary Clinton recebe flores de garoto em El Paso, no Texas; a campanha da senadora sofreu um golpe nesta terça
Obama e McCain, os vencedores das primárias do Potomac
Foto: Rick Gershon/Getty Images/AFP

O republicano John McCain e o democrata Barack Obama foram os vencedores das chamadas primárias do Potomac - o distrito federal, Washington DC, e os dois Estados onde foram realizadas as prévias de terça-feira, Virgínia e Maryland - são atravessados pelo rio do mesmo nome.

Barack Obama confirmou o avanço sobre a rival Hillary Clinton o que dá a ele um forte impulso na disputa pela indicação do partido à corrida para a Casa Branca

Do lado democrata, um total de 168 delegados, distribuídos proporcionalmente, estava em jogo nas primárias desta terça: 83 na Virgínia, 70 em Maryland e 15 em Washington DC.

Do lado republicano, o número de delegados em jogo era de 63 na Virgínia, 37 em Maryland e 19 em Washington.

Pelos republicanos, o senador John McCain foi o grande vitorioso da terça-feira nas primárias de Maryland, Virgínia e Washington DC, garantindo a posição de favorito na nomeação como candidato republicano às presidenciais de novembro.

A primária mais disputada por McCain foi a da Virgínia, onde derrotou o adversário Mike Huckabee com um pouco de dificuldade, obtendo 63 delegados para a indicação do partido às presidenciais de novembro.

Huckabee havia sido a surpresa da disputa no final de semana quando ganhou as consultas republicanas da Louisiana e do Kansas (centro).

Segundo as pesquisas de boca-de-urna, na Virgínia, os jovens votaram em massa em Obama (80% contra 20% em Hillary Clinton). Obama também conseguiu a maioria entre os eleitores independentes (66% contra 33%) e entre os mais idosos (53% contra 47%). E o mais preocupante para Hillary Clinton: ele conquistou o voto das mulheres (58% contra 42%) e praticamente empatou com Hillary entre o eleitorado branco (48% contra 51%).

Entre aqueles que dão prioridade à economia, Obama também sai vitorioso, na proporção de 60 a 40 por cento.

Foi a sétima vitória consecutiva do senador por Illinois ante Hillary Clinton, após as de Louisiana, Nebraska, Estado de Washington e do Maine no final de semana.

Num gesto simbólico nesta terça-feira, Hillary Clinton obteve o apoio do ex-senador por Ohio e astronauta John Glenn.

"Ela tem a força e a experiência para derrotar os republicanos em novembro". disse Glenn.

A campanha de Hillary já está centralizada nas primárias em que a candidata poderá obter êxito, no início de março - nos Estados do Texas e de Ohio - que contam, respectivamente, com fortes eleitorados latinos e femininos e expressivos colégios eleitorais.

Hillary Clinton estava sendo esperada com ansiedade em El Paso (Texas), para as próximas etapas da corrida, no Havaí, feudo de Barack Obama, e em Wisconsin (norte), onde o senador por Illinois animou um comício hoje.

O Texas (193 delegados), Ohio (141 delegados), Rhode Island (21 delegados) e Vermont (15 delegados) vão se pronunciar por sua vez no dia 4 de março.

Barack Obama e Hillary Clinton disputam em nível nacional para obter os 2.025 delegados necessários à nomeação do Partido.

Segundo a média das pesquisas calculadas pela RealClearPolitics, John McCain chega levemente à frente de Hillary Clinton nas intenções de voto para as presidenciais (46,6% contra 45,4%). Ele seria, no entanto, derrotado por Barack Obama (43,7% contra 47,4%).

O ex-governador Mitt Romney, que abandonou a corrida presidencial republicana recentemente, não manifestou apoio a nenhum dos candidatos, o que deixa em aberto o caminho que será seguido pelos delegados que conquistou enquanto ainda estava na corrida eleitoral. um total de 288.

Obama e McCain, os vencedores das primárias do Potomac.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir