Categoria Educação  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Itapemirim promove Projeto Cuidar
Programa de Desenvolvimento Comunitário e Social de Itapemirim
Itapemirim promove Projeto Cuidar
Programa de Desenvolvimento Comunitário e Social

O Poder Executivo Municipal de Itapemirim, em parceria com o Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor e Responsabilidade Empresarial" IGES realizou, na manhã desta terça-feira (12), a abertura da primeira etapa de trabalho do "Projeto Cuidar", direcionado a implementar ações concretas, em prol do desenvolvimento sustentável do município.

O evento contou com a participação do Subsecretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Carlos Magnago; a Diretora do IGES e especialista em Terceiro Setor, Dra. Clenir Sani Avanza; o Promotor do Ministério Público, Robson Cavalini; a Vice-prefeita Sandra Peçanha; o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Captação de Recursos, Silvio Ferreira; a Coordenadora do Projeto Luciá Sampaio; a Secretária de Ação Social Alessandra Cassoli; o Secretário de Meio Ambiente, José Santiago; o Secretário de Agricultura, José Mauro Salles; vereadores; agentes comunitários de saúde e demais representantes da sociedade.

Abordando o tema "Organização da Sociedade Civil de Interesse Público" OSCIP", a diretora do IGES, ministrou uma palestra motivacional sobre a importância do "Projeto Cuidar" e da implantação de agências de desenvolvimento local sustentável, em comunidades do interior e da sede do município. "O projeto pretende implantar 10 agências no município e, desta forma, formar uma rede comunitária, para capacitar artesãos, pequenos produtores, doceiras, salgadeiras e demais profissionais que trabalham na informalidade, a possibilidade de legalizar suas atividades. Além da geração de emprego e renda, o nosso objetivo é diagnosticar as potencialidades e as dificuldades de cada região e estabelecer ações prioritárias nas áreas de segurança, saúde, empoderamento humano, economia solidária, organização civil e comunitária", explica a especialista.

Dessa forma, toda a sociedade ganha, pois a partir do projeto, os interesses e talentos da nossa terra serão canalizados para o bem comum. Benefícios como a melhoria da qualidade de vida das comunidades participantes, o desenvolvimento sustentável da economia local e o combate às drogas e violência transformarão a vida dos cidadãos de Itapemirim.

O "Projeto Cuidar" não é assistencialista, ou seja, não tem como intenção atuar pela comunidade. O êxito do projeto está em fazer com que os próprios trabalhadores, retirados da informalidade, cuidem de si próprios, respeitando o limite do outro e aprendendo a conviver na coletividade.

    Fonte: Secretaria Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir