Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Onze jornais dinamarqueses publicam desenho de Maomé
Onze jornais dinamarqueses decidiram republicar a polêmica charge do profeta Maomé feita por Kurt Westergaard
Onze jornais dinamarqueses publicam desenho de Maomé
Foto: Scanpix/AFP

COPENHAGUE, 13 Fev 2008 (AFP) - Onze jornais dinamarqueses publicaram nesta quarta-feira a polêmica charge do profeta Maomé feita por Kurt Westergaard, ameaçado por um atentado desbaratado na terça-feira pela polícia, como uma forma de defesa da liberdade de expressão.

Entre os jornais está o conservador Berlingske Tidende, que decidiu publicar a charge na qual se vê Maomé com uma bomba no turbante, para expressar, assim como os demais jornais, o repúdio à autocensura, depois das ameaças de morte contra o veterano chargista.

"A liberdade de expressão dá o direito a pensar, a falar, a desenhar o que você quer (...) e os planos terroristas não mudarão nada", afirma o jornal em um editorial.

A polícia prendeu na terça-feira um dinamarquês de origem marroquina e dois tunisianos que supostamente planejavam assassinar Westergaard, autor da charge que integrava uma série de 12 desenhos satíricos de Maomé publicados em 30 de setembro de 2005 no jornal Jyllands-Posten.

A publicação das charges provocou, entre janeiro e fevereiro de 2006, uma onda de violentos protestos contra a Dinamarca no mundo muçulmano.

Onze jornais dinamarqueses publicam desenho de Maomé de chargista ameaçado.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir