Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Três americanos completam cinco anos reféns na Colômbia
Os Estados Unidos pedem às Farc para libertar, imediatamente, todos os reféns para que possam voltar a salvo com suas famílias
Três americanos completam cinco anos reféns na Colômbia
Foto: http://g1.globo.com

BOGOTÁ, 13 Fev 2008 (AFP) - Com uma cerimônia na embaixada americana em Bogotá, lembrou-se nesta quarta-feira do quinto aniversário do seqüestro, por parte das Farc, de três funcionários do Departamento de Estado que trabalhavam na Colômbia - Marc Gonsalves, Thomas Howe e Keith Stannsen.

Durante o ato, o embaixador deste país na Colômbia, William Brownfield, voltou a pedir às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para que, nos próximos dias, resolvam a situação dos reféns em seu poder, entre eles, os três americanos.

Eles foram seqüestrados, quando realizavam tarefas de inteligência antidrogas na Colômbia, e seu avião caiu no meio da selva.

No final de janeiro, o dirigente das Farc, Ricardo Palmera, conhecido como "Simón Trinidad", extraditado da Colômbia para os Estados Unidos em 2004, foi condenado por um tribunal federal de Washington a 60 anos de prisão pelo seqüestro do trio.

Os americanos fazem parte de um grupo de 43 reféns que os guerrilheiros querem trocar por cerca de 500 rebeldes presos, em um processo estancado no momento.

Nesta quarta-feira, o Departamento de Estado pediu aos rebeldes que libertem "imediatamente" os três reféns americanos.

"O dia de hoje marca o quinto aniversário do seqüestro de Marc Gonsalves, Thomas Howes e Keith Stansell pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), uma organização terrorista estrangeira designada pela lei americana", destacou o porta-voz do Departamento, Sean McCormack, em um comunicado.

"Os Estados Unidos pedem às Farc para libertar, imediatamente, todos os reféns para que possam voltar a salvo com suas famílias. Tornamos as Farc responsáveis pela saúde e bem-estar de todos os reféns", acrescentou.

Três americanos completam cinco anos reféns na Colômbia

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir