Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Corporação Andina investe U$ 3 mi em microfinanças no Brasil
Tudo isso aplicando critérios de mercado e auto-sustentabilidade
Corporação Andina investe U$ 3 mi em microfinanças no Brasil
Foto: http://g1.globo.com

CARACAS, 13 Fev 2008 (AFP) - A Corporação Andina de Fomento (CAF) aprovou nesta quarta-feira uma injeção de capital de três milhões de dólares no Fundo Microfin, no Brasil, especializado em microfinanças.

A operação tem o objetivo de impulsionar o potencial do setor das microfinanças, "já que se estima que existam aproximadamente 13,9 milhões de microempreendimentos" no Brasil, disse o presidente da CAF, Enrique García, segundo um comunicado.

García apresentou o investimento como uma medida para fomentar o sistema microfinanceiro, a concorrência das instituições do setor e a ampliação da cobertura deste tipo de serviços no país sul-americano.

"Tudo isso aplicando critérios de mercado e auto-sustentabilidade, com cujos resultados se chegará a um importante impacto social (...) contribuindo para o desenvolvimento econômico do país, aumento de novos empregos e produtividade das microempresas" no Brasil, afirma o comunicado da CAF.

O Fundo Microfin foi criado em junho de 2003 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e se dedica a financiar em moeda local as instituições microfinanceiras que operem no Brasil.

O Microfin é administrado pelo Bancoob Administração e Gestão de Recursos Ltda. e tem convênio com o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) para a injeção de recursos.

A CAF é uma instituição financeira multilateral formada por 17 países da América Latina e do Caribe, além da Espanha.

Corporação Andina investe U$ 3 mi em microfinanças no Brasil

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir