Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Vídeo que enaltece Rota é retirado do YouTube
Frase do vídeo dizia "se correr a Rota pega, se ficar a bala come"
Vídeo que enaltece Rota é retirado do YouTube
Foto: Reprodução

O vídeo "Rota - chumbo quente", que foi alvo de críticas de entidades dos direitos humanos por enaltecer ações que resultam na morte de suspeitos em supostos confrontos com o grupo policial, foi retirado do site YouTube nesta quarta-feira (13).

O G1 havia publicado uma reportagem na terça-feira (12) informando que o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe-SP) irá pedir ao Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) que investigue esse e outros vídeos que incentivam a violência tanto entre civis como a violência policial. O Condepe quer que a polícia analise também as comunidades do Orkut.

De acordo com Ariel de Castro Alves, secretário geral do conselho, a intenção do órgão é que a polícia investigue os autores desses vídeos e dessas comunidades para identificar os responsáveis e poder tirar esse material do ar. Nesta quarta, Alves acrescentou que também pedirá investigação do Ministério Público Federal sobre o caso.

Ele acha que o fato de o vídeo ter sido retirado reforça as suspeitas de que há policiais envolvidos com a publicação do material na internet. "A pessoa que fez soube rapidamente da repercussão", afirmou. Para Alves, a retirada do material não vai atrapalhar as investigações porque alguns órgãos de imprensa já gravaram o conteúdo.

O pedido oficial para que o Deic investigue o vídeo será feito diretamente ao secretário da Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Mazargão, em uma reunião marcada para a tarde da próxima quinta-feira (14), segundo informou Alves. A SSP confirma que há uma reunião agendada com o Condepe nesta data, mas não fala sobre o assunto que será abordado.

Cidade dos pés juntos

O vídeo tem fotos de carros do grupo e policiais com armas em punho. Um trecho do funk, tema das imagens, diz "sai da frente lá vem eles minha gente, agora o chumbo é quente eles têm toda razão. Não fique aí se não quiser virar defunto, ir para a cidade dos pés juntos dentro de um lindo caixão".

As imagens são intercaladas por frases que apresentam o vídeo como uma homenagem à Rota, "a tropa de elite paulista", diz o texto. Em outro momento, lê-se a seguinte frase "se correr a Rota pega, se ficar a bala come". Na avaliação de Alves, o vídeo é uma apologia ao crime. "É uma apologia defender uma polícia violenta que pratica crimes", afirmou.

O material havia sido colocado no site há sete meses e o responsável pela postagem se identifica como um rapaz brasileiro de 19 anos. O vídeo, no entanto, cita o link de uma comunidade do Orkut, chamada Rota, na qual os 5.795 participantes comentam as ações do grupo elogiando a morte de supostos suspeitos. Um dos comentários diz "a Rota não executa, apenas recicla a vida dos meliantes para que seus restos alimentem as plantas". Outro fala "que chore a mãe do bandido".

Procurada pelo G1, a Polícia Militar informou na terça-feira que está apurando o caso e verificando como as fotos foram parar no vídeo, já que para divulgar imagens da corporação é preciso ter uma autorização específica para isso. Segundo a assessoria de imprensa da PM, algumas das fotos são do calendário da Rota. A polícia investiga também se há policiais envolvidos na produção do vídeo e na liberação das fotos.

Em nota enviada à reportagem também na terça, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que desde a última sexta-feira (8), a Polícia Militar está investigando o vídeo. Segundo a secretaria, a solicitação do Condepe "é desnecessária, pois a Inteligência da PM detectou o problema antes e a corporação age para resolvê-lo", diz a nota.

Vídeo que enaltece Rota é retirado do YouTube. Frase do vídeo dizia "se correr a Rota pega, se ficar a bala come".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir