Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Uso intenso de computador piora notas de estudantes
Conclus�es s�o de estudo da Unicamp
Uso intenso de computador piora notas de estudantes
Foto: Divulga��o

O uso intenso de computadores piora o desempenho escolar de estudantes, sugerem dados de uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgada nesta quarta-feira (13).

"O resultado mais importante (...) surgiu quando os estudantes disseram sempre usar o computador. Entre esses, n�o importou a classe social ou disciplina, o desempenho foi sempre pior do que entre os que nunca usaram", disse Jacques Wainer, do Instituto de Computa��o da Unicamp, � Ag�ncia Fapesp, que divulgou o estudo.

Os resultados mostraram, por exemplo, que na 4� s�rie os estudantes de classe alta que raramente usaram o computador para as tarefas tiveram, em m�dia, 15 pontos a menos do que os que nunca o fizeram, tanto em portugu�s quanto em matem�tica.

J� entre os alunos mais pobres que usaram computador, mesmo que raramente, houve uma piora mais acentuada nas notas em rela��o aos estudantes que nunca usaram PCs. Esse grupo apresentou uma diferen�a m�dia de 25 pontos em portugu�s e 15 pontos em matem�tica.

Entre os alunos da 8� s�rie, o quadro foi semelhante. Wainer e Tom Dwyer, do Instituto de Filosofia e Ci�ncias Humanas, coordenaram a pesquisa. A pesquisa utilizou dados do Sistema de Avalia��o da Educa��o B�sica (Saeb), exame aplicado em todos os Estados a alunos de 4� e 8� s�ries do ensino fundamental e da 3� s�rie do ensino m�dio.

Pior para quem � mais pobre

Apesar de o trabalho detectar uma rela��o entre o uso do computador e piora nas notas, os autores n�o conseguem identificar, sem mais levantamentos, os motivos para o quadro nem porque o efeito da inclus�o digital entre alunos mais pobres ser mais grave.

"Nossos resultados devem inspirar profundas interroga��es entre todos aqueles que ap�iam o uso de computadores no sistema escolar e nos lares e telecentros da na��o, em nome da luta contra uma suposta 'desigualdade digital"', afirma a pesquisa "Desvendendo Mitos: Os Computadores e o Desempenho no Sistema Escolar", dispon�vel no site www.scielo.br.

"Como o computador � bom para n�s, professores, por exemplo, tendemos a achar que ele � �til para todos. Mas ele n�o � uma solu��o m�gica para a educa��o", disse Wainer � ag�ncia.

Otimismo do governo

O governo federal tem promovido esfor�os para melhorar a inclus�o digital e tenta, pela segunda vez, realizar uma licita��o para compra de 150 mil notebooks educacionais de baixo custo para distribui��o entre alunos do ensino fundamental de 300 escolas do pa�s. A primeira tentativa n�o atendeu �s exig�ncias de pre�o do governo.

O assessor da Presid�ncia da Rep�blica Jos� Luiz Aquino, que trabalha no projeto Um Computador por Aluno (UCA), afirmou em entrevista por telefone que h� diferen�as entre o uso de computadores em laborat�rios de inform�tica, em que as m�quinas s�o compartilhadas por v�rios alunos, e o projeto do governo em que os estudantes poderiam levar para casa os equipamentos no futuro.

"Queremos testar nas 300 escolas ainda este ano para sabermos os resultados (no desempenho dos alunos), mas piora eu tenho certeza que n�o vai acontecer. Nosso modelo � diferente", disse Aquino, que preferiu n�o comentar imediatamente os resultados da pesquisa. A Secretaria de Educa��o � Dist�ncia do Minist�rio da Educa��o tamb�m n�o quis comentar o estudo, informando que ainda n�o tivera tempo suficiente para examin�-lo.

Uso intenso de computador piora notas de estudantes. Conclus�es s�o de estudo da Unicamp.

Fonte:

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Por:  Felipe Campos    |      Imprimir