Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Divulgado relatório sobre confronto no carnaval no DF
Ministro anunciou que engenharias vão receber mais verbas.O conflito ocorreu quando a polícia tentava dispersar os foliões do Galinho de Brasília.
Divulgado relatório sobre confronto no carnaval no DF
Foto:http://g1.globo.com

O relatório sobre a atuação dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Brasília durante o carnaval deste ano foi entregue, nesta quarta-feira (14), ao presidente do inquérito pelo tenente do Bope Cláudio Santos. O oficial está afastado temporariamente.

Segundo o relatório, os policiais atiraram apenas contra as pessoas que jogavam objetos em direção aos policiais. Foram usadas 27 balas do tipo AM-403, do tamanho de bolas de gude.

Veja o site do DFTV
Bombas de gás lacrimogêneo e de luz e som teriam sido usadas depois que os agressores passaram a atirar garrafas, latas e pedaços de madeira contra os policiais do Bope.

Tumulto na festa de carnaval do 'Galinho de Brasília'

Cláudio Santos, tenente do Bope, disse que os policiais só agiram quando agressores passaram a avançar contra os responsáveis pela segurança da festa.

Conflito
A confusão ocorreu na segunda-feira de carnaval (4). As imagens de um cinegrafista amador mostraram quando a polícia quis liberar a comercial da 203/204 Sul, bairro nobre de Brasília.

Eram 19h30 e o bloco Galinho de Brasília já havia saído. Mais de duas mil pessoas continuaram na quadra quando o tenente responsável pelo policiamento pediu reforço. Com a chegada do Bope, o confronto começou.

O tenente André Cirolini disse que, depois de tentar negociar com uma banda que tocava no local, decidiu usar um megafone para pedir que os foliões liberassem a pista.

Destaque malha com treinador do Bope para encarar Sambódromo

Segundo ele, duas viaturas já haviam passado no meio da multidão mais de 15 vezes quando alguns foliões começaram a jogar primeiro espuma e depois objetos e dar tapas na lataria. Foi aí que o tenente pediu reforço.

Conclusões
O promotor Paulo Gomes, que acompanha os depoimentos, disse que ainda não dá para concluir se houve excessos, mas adianta que houve inexperiência do governo e do tenente André Cirolini ao achar que o carnaval acabaria assim que o bloco saísse da quadra.

"A inexperiência dele foi ao lidar com grande número de manifestantes em uma situação de festa. Ele deveria ter informado aos superiores que a quantidade de pessoas não daria para ser retirada do local naquele momento."

O promotor chegou a essa conclusão depois de ouvir os depoimentos dos tenentes Cláudio Santos, do Bope, e André Cirolini, da Polícia Militar. O comandante-geral da PM só se pronunciará depois da conclusão do inquérito.

Divulgado relatório sobre confronto no carnaval no DF
O conflito ocorreu quando a polícia tentava dispersar os foliões do Galinho de Brasília.
Bombas de gás lacrimogêneo e de luz e som foram usadas pelo Bope.


Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir