Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Guardas municipais testam spray imobilizador
Um novo spray para imobilizar supostos criminosos foi oferecido a prefeituras do interior de SP e est� em fase de testes
Guardas municipais testam spray imobilizador
Foto: Augusto de Paiva/AAN/AE

As guardas municipais de Amparo (130 km de S�o Paulo) e Vinhedo (79km de S�o Paulo) testaram e aprovaram, entre dezembro do ano passado e o Carnaval deste ano, um spray feito a partir de resinas vegetais produzido com o objetivo de impedir atos violentos e imobilizar supostos criminosos.

Fabricado por uma empresa de extra��o de �leos vegetais de Vinhedo, o Adesivo para Controle de Dist�rbios Civis (ACDC) foi oferecido para 97 prefeituras do interior do Estado de S�o Paulo e, al�m de ser usado em Vinhedo e Amparo, est� em teste por quatro outras administra��es que n�o foram identificadas pelo fabricante.

Segundo o coordenador de Seguran�a e comandante da Guarda Municipal de Amparo, Marcelo Barbato, o spray - tamb�m conhecido entre os guardas como "a gosma do Homem-Aranha", em alus�o � teia utilizada pelo super-her�i - foi comprado pela prefeitura para os bailes de rua do Carnaval deste ano. "Usamos em duas experi�ncias e o resultado foi o que esper�vamos. O spray n�o arde, n�o � t�xico, mas inviabiliza a a��o do agressor, pois atrapalha a vis�o, incomoda, borbulha", afirmou.

A Prefeitura de Amparo adquiriu cem unidades de 300 mililitros a R$ 93 cada. Em Vinhedo, o produto foi testado pela guarda e comprado - na mesma quantidade que em Amparo - para uso na 47� edi��o da Festa da Uva da cidade, que acontece este m�s.

Guardas municipais testam spray imobilizador no interior de SP.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir