Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 13-02-2008

Fla não consegue passar pelo Bolognesi
Time rubro-negro joga muito mal e empata sem gols em sua estréia na Taça Libertadores
Fla não consegue passar pelo Bolognesi
Foto: Agência

Assim como na Libertadores de 2007, o Flamengo não conseguiu vencer um adversário sem qualquer tradição na estréia na competição. Nesta quarta-feira à noite, em Tacna, no Peru, o time apenas empatou em 0 a 0 com o modesto Coronel Bolognesi, na primeira partida válida pelo Grupo 4. Mas, ao contrário do ano passado, quando o Rubro-Negro empatou em 2 a 2 com o Real Potosí e sofreu com a altitude de 3.967 metros da cidade boliviana, a relação com o clima local não pode ser usada como desculpa, pois a cidade peruana fica a nível do mar, no início do deserto de Atacama.

Com o resultado, os dois times dividem a liderança momentânea da chave com um ponto cada. Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Cienciano, dia 27, no Maracanã. O time peruano joga de novo em casa, contra o Nacional de Montevidéu, no dia 19. Cienciano e Nacional estréiam nesta quinta na competição, no duelo em Cuzco, também no Peru.

Começo de partida morno

O duelo em Tacna teve dez minutos de estudos de parte a parte, com as duas equipes tocando a bola com calma, sem se expor demais. O primeiro lance de perigo ocorreu aos 11 minutos: Revoredo cruzou da direita, e Gonzalez Vigil concluiu de primeira para uma boa defesa de Bruno. Em seguida, o Flamengo respondeu com um chute forte de Leo Moura da entrada da área. Penny mostrou qualidade e salvou o Bolognesi.

Aos 18, Gonzalez Vigil, de novo, assustou o goleiro rubro-negro: o atacante recebeu no lado esquerdo da área, girou rapidamente, e mandou a bola rente à trave esquerda. Até esta altura, a equipe do técnico Joel Santana se apresentava tímida, sem ímpeto ofensivo, com dificuldades para trocar passes e tentar envolver o adversário.

Perto do fim do primeiro tempo, aos 38, Toró sofreu falta na entrada da área. Juan cobrou bem, mas Penny pulou no canto direito e defendeu. No banco do Fla, Joel dava mostras de muita insatisfação, principalmente com Diego Tardelli, que errou quase tudo que tentou. E os primeiros 45 minutos ficaram nisso, sem graça e emoção, mas sob os aplausos da bem-comportada torcida local.

Joel pede mais jogadas pelas laterais

O Flamengo voltou para o segundo tempo com uma ordem bem clara do treinador: o time precisava usar Leo Moura e Juan no campo ofensivo, o que não aconteceu na primeira etapa. O time mostrou mais desejo pelo gol nos primeiros minutos. Aos quatro, Tardelli arriscou de fora da área, mas mandou a bola à direita de Penny. Em seguida, Ibson entrou pela direita, chutou, a defesa desviou e obrigou o goleiro a fazer uma difícil defesa, impedindo o primeiro do Fla, que passou a dominar a partida, mesmo sem jogar tão bem.

Aos 25, uma boa troca de passes no ataque rubro-negro quase termina em gol. Souza deixou Ibson em boa posição, mas o meia ficou em dúvida se devolvia o passe ou chutava e perdeu uma grande oportunidade, manda a bola à direita de Penny.

Até o fim do jogo nenhuma das duas equipes teve qualquer chance de gol, a não ser aos 43, quando Marcinho entrou pela direita, chutou, o goleiro deu rebote e Obina perdeu uma chance inacreditável, sozinho, de frente para as redes. Após o apito final do árbitro Mauricio Reinoso, a impressão que ficou foi a de que o Flamengo poderia ter conquistado os três pontos se estivesse em uma noite um pouco mais inspirada.

Ficha do jogo:

CEL BOLOGNESI 0 x 0 FLAMENGO
Diego Penny
Revoredo
Ostersen
Balbin
Alvarez
Linares
Uribe
Vasquez
Ramirez
(Novoa)
Juniors Ross
(Chavez)
Gonzalez Vigil
(Mostto)
T: Juan Reinoso Bruno

Leo Moura
Fábio Luciano
Ronaldo Angelim
Juan
Jaílton
Jônatas
Ibson
Toró
(Kleberson)
Diego Tardelli
(Obina)
Souza
(Marcinho)
T: Joel Santana Cartões amarelos: Juan, Ibson, Diego Tardelli (Fla); Revoredo (BOL)

Árbitro: Mauricio Reinoso (EQU)
Auxiliares: Alfredo Intriago (EQU) e Juan Debeí±o (EQU)
Data: 13/02/2008
Estádio: Jorge Basadre, em Tacna (PER)

Fla não consegue passar pelo Bolognesi. Time rubro-negro joga muito mal e empata sem gols em sua estréia na Taça Libertadores.

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir