Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Vídeo mostra suposto abuso de poder da PM na Praia Grande
Policiais xingam rapazes em imagens no YouTube. Para Ouvidoria da polícia, faltou equilíbrio e respeito aos PMs
Vídeo mostra suposto abuso de poder da PM na Praia Grande
Foto: Reprodução

Uma ação polêmica da Polícia Militar de São Paulo chamou a atenção no site de vídeos YouTube. O vídeo mostra a abordagem dos PMs a dois rapazes na cidade de Praia Grande, a 86 km da capital. Para o ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Antonio Funari Filho, as imagens são um exemplo de desequilíbrio dos policiais, que desrespeitam o regulamento da própria PM ao tratar o cidadão com truculência.

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) classificou o a ação dos policiais como abuso de poder. O flagrante foi colocado no YouTube com o nome "Policiais da Praia Grande no Estado de São Paulo". Os dois rapazes são abordados pela PM e reclamam, pedindo para que um morador ligue para a Corregedoria da Polícia Militar. Um dos PMs se exalta e se aproxima, em tom ameaçador, chamando o rapaz de trouxa.

O rapaz reclama que já foi abordado diversas vezes, e mais dois PMs se aproximam, mandando que ele fique quieto e dizendo que ele não é nenhuma autoridade para reclamar. O homem reclama e diz que está sendo humilhado, e os policiais caçoam de sua situação, afirmando que ele está dizendo besteiras.

O ouvidor da PM afirmou que encaminhou nesta quarta-feira (13) uma notificação para a Corregedoria da Polícia Militar, para que o caso e os policiais envolvidos sejam investigados. "O policial de certo modo perdeu a razão, não teve o equilíbrio necessário para lidar com a situação. Abordagens como essa são delicadas, precisam ser feitas com respeito. É isso que os policiais aprendem em seu treinamento", disse.

Ariel de Castro Alves, secretário geral do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), afirmou que vai pedir a identificação e investigação dos policiais que aparecem no vídeo ainda nesta quinta-feira (14), em reunião com a Secretaria de Segurança Pública. "Vou pedir para que seja apurado abuso de poder e autoridade. O vídeo mostra os policiais falando que não adianta acionar a Corregedoria. É uma afronta à própria PM e seu órgão de controle", afirmou.

Além de pedir investigações sobre este vídeo e o "Rota - chumbo quente", que enaltece a corporação e já foi retirado do YouTube, o Condepe vai cobrar da Delegacia de Crimes Cibernéticos do Deic maiores investigações. "Vamos pedir para que eles rastreiem sites como o YouTube e o Orkut para verificar outros vídeos e conteúdos que fazem algum tipo de apologia ao crime e situações de violência", disse.

O ouvidor da PM também afirmou que as imagens podem ser usadas no futuro nos treinamentos da polícia como exemplo do que não deve ser feito. "Nada melhor do que uma situação concreta para mostrar a maneira correta. O tom e o fato de ter chamado o rapaz de "trouxa" mostram que o policial perdeu a compostura e o equilíbrio, o que pode, em outras situações, causar problemas maiores".

Ele também acredita que a situação mostrada no vídeo reforça a tese de que todos os policiais têm que ter apoio psicológico. "É uma atividade estressante, que exige equilíbrio. Com um xingamento como esse, a pessoa pode entrar com queixa-crime contra o policial".

Vídeo mostra suposto abuso de poder da PM na Praia Grande. Policiais xingam rapazes em imagens no YouTube. Para Ouvidoria da polícia, faltou equilíbrio e respeito aos PMs.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir