Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJs.
Reac Table, criada na Espanha, é apresentada na Campus Party.Instrumento não está à venda
Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJs.
Foto: Renato Bueno/G1

Quando a cerimônia de abertura da Campus Party levou ao palco na segunda (11) a Reac Table, eram poucas as pessoas que já sabiam do que se tratava. A mesa com superfície azul sobre a qual eram movimentados objetos de plástico para criar música eletrônica fez até com que o ministro Gilberto Gil pegasse carona no show dos espanhóis Carlos Fernandez e Carlos Lopez, que vieram ao Campus Party demonstrar a tecnologia.

A Reac Table mistura câmeras, objetos de plástico, símbolos e softwares para oferecer um modo instintivo de criar música eletrônica. Sem regras e nomes complicados, basta que o usuário movimente peças de plástico sobre a superfície da mesa para gerar efeitos sonoros e criar desde distorções até seqüências de baterias.
Uma câmera posicionada na parte inferior da mesa grava os movimentos realizados na superfície e envia as informações para um computador que codifica os dados e transforma a seqüência em música. O segredo está nos símbolos de cada objeto colocado sobre a Reac Table.

Um cubo grande, por exemplo, é o gerador de som. Ao seu redor podem ser colocadas peças menores para interferir nas ondas sonoras" distorcendo e amplificando o som, por exemplo. O computador identifica qual ícone está em ação na mesa e reproduz o efeito desejado.

Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJs.
Reac Table, criada na Espanha, é apresentada na Campus Party.Instrumento não está à venda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir