Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Pilotos do Legacy querem ser interrogados nos Estados Unidos
Joe Lepore e Jan Paladino entraram com pedido de habeas corpus no STJ
Pilotos do Legacy querem ser interrogados nos Estados Unidos

Os pilotos do jato Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol que fazia o v�o 1907, em 29 de setembro de 2006, causando a morte de 154 pessoas, entraram com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justi�a (STJ) para que sejam interrogados nos Estados Unidos. Segundo a defesa dos pilotos, o pedido foi protocolado no dia 1� de fevereiro.

No acidente, Joe Lepore e Jan Paladino conseguiram pousar o jato na Base A�rea de Cachimbo, no Sul do Par�, ap�s o choque com o avi�o da Gol. Todos os ocupantes do Boeing morreram. Em junho do ano passado, a Justi�a brasileira aceitou den�ncia do Minist�rio P�blico contra os dois pilotos por homic�dio culposo.

Segundo o advogado Theo Dias, que defende Lepore e Paladino, acordo de assist�ncia judici�ria entre Brasil e Estados Unidos permite o interrogat�rio fora do pa�s. E tamb�m prev� a possibilidade de o pr�prio juiz ir aos Estados Unidos para ouvir o depoimento ou enviar as perguntas por carta rogat�ria.

"O pedido � para que seja reconhecido o direito de eles serem ouvidos nos Estados Unidos. A forma como eles ser�o ouvidos � uma decis�o do juiz", afirmou o advogado, por telefone, ao G1.

O STJ n�o informou quando o pedido de habeas corpus ser� julgado.

Depoimento � Aeron�utica
Os pilotos norte-americanos do jato executivo Legacy j� foram ouvidos nos Estados Unidos no come�o do m�s por oficiais do Centro de Investiga��o e Preven��o de Acidentes Aeron�uticos (Cenipa), da Aeron�utica, ligado ao Minist�rio da Defesa.

Os depoimentos duraram tr�s dias e foram prestados em Washington. Os pilotos Joe Lepore e Jan Paladino ouviram a transcri��o da caixa preta do jato executivo Legacy. Eles afirmaram que n�o desligaram o transponder, equipamento anticolis�o que na hora do acidente n�o funcionou.

"Os pilotos puderam esclarecer uma vez mais que n�o houve, por parte deles, nenhuma conduta culposa negligente, e que, pelo contr�rio, eles agiram com profissionalismo", disse, � �poca, o advogado dos pilotos, Theo Dias.

Pilotos do Legacy querem ser interrogados nos Estados Unidos. Joe Lepore e Jan Paladino entraram com pedido de habeas corpus no STJ.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir