Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Quase 2 mil pessoas se inscrevem no 1º dia para obras do PAC
Trabalhadores vão atuar no conjunto de favelas do Alemão e na Rocinha
Quase 2 mil pessoas se inscrevem no 1º dia para obras do PAC
Foto: Liana Leite

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda nem começaram, mas já começaram a movimentar moradores da Rocinha e do conjunto de favelas do Alemão, na Zona Sul e no subúrbio do Rio. Nesta quinta-feira (14), primeiro dia de inscrição para cadastro de trabalhadores nas obras, 1.993 pessoas se cadastraram para as vagas.

De acordo com a Secretaria de estado de Trabalho e Renda, a estimativa é que os salários variem de R$ 600 a R$ 900. As obras devem ter início na segunda quinzena de março. Os contratados vão exercer funções de serventes, ajudantes, carpinteiros, eletricistas, marceneiros, pedreiros e armadores de andaimes. Segundo o secretário Alcebíades Sabino, cerca de 20% das vagas vão ser para mulheres.

Entre as obras previstas estão ampliação de ruas, construção de um hospital, uma creche e uma passarela na Rocinha e, um teleférico integrado que ligará a favela à estação de Bonsucesso, no Alemão. Já em Manguinhos, também no subúrbio, além de projetos de saneamento básico e acessibilidade, devem ser construídas escolas, ciclovias e quadra poliesportivas.

Onde, como e até quando se inscrever

Quem ainda pretende se inscrever deve ficar atento à agenda e aos locais de cadastro. Na Rocinha, as inscrições se encerram nesta sexta-feira (15), e acontecem das 9h30 às 17h, na unidade móvel em frente à quadra da Acadêmicos da Rocinha, na Rua Bertha Lutz 80. Em Manguinhos, as inscrições começam na próxima segunda-feira (18), na Avenida dos Democráticos, ao lado da escola de samba local.

No Alemão, o cadastro será feito até a próxima quarta-feira (20), na Rua Joaquim de Queiros, em frente à Comlurb. A partir de quinta-feira (21), a unidade vai atender às comunidades de Nova Brasília, Reservatório de ramos, Loteamento Guadalajara, Fazendinha, Casinhas, Fazenda das Palmeiras, Loteamento Castrol, Morro da Baiana e parte do Morro da Viúva e Morro do Adeu, dentro do conjunto de favelas.

Os interessados devem levar carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e comprovante de residência. Para quem não tem carteira de trabalho, a unidade móvel emite o documento no momento do cadastro.

Quase 2 mil pessoas se inscrevem no 1º dia para obras do PAC. Trabalhadores vão atuar no conjunto de favelas do Alemão e na Rocinha.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir