Categoria Música  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJs
Reac Table, criada na Espanha, é apresentada na Campus Party
Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJs
Foto: Renato Bueno/G1

Quando a cerimônia de abertura da Campus Party levou ao palco na segunda (11) a Reac Table, eram poucas as pessoas que já sabiam do que se tratava. A mesa com superfície azul sobre a qual eram movimentados objetos de plástico para criar música eletrônica fez até com que o ministro Gilberto Gil pegasse carona no show dos espanhóis Carlos Fernandez e Carlos Lopez, que vieram ao Campus Party demonstrar a tecnologia.

A Reac Table mistura câmeras, objetos de plástico, símbolos e softwares para oferecer um modo instintivo de criar música eletrônica. Sem regras e nomes complicados, basta que o usuário movimente peças de plástico sobre a superfície da mesa para gerar efeitos sonoros e criar desde distorções até seqüências de baterias. Confira um vídeo da Reac Table.


Uma câmera posicionada na parte inferior da mesa grava os movimentos realizados na superfície e envia as informações para um computador que codifica os dados e transforma a seqüência em música. O segredo está nos símbolos de cada objeto colocado sobre a Reac Table.

Um cubo grande, por exemplo, é o gerador de som. Ao seu redor podem ser colocadas peças menores para interferir nas ondas sonoras" distorcendo e amplificando o som, por exemplo. O computador identifica qual ícone está em ação na

No palco com Bjí¶rk

Criado pelo professor Sergi Jordà, da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, a Reac Table tem cinco anos de vida e ainda é um protótipo, mas pode começar a ser comercializada no final de 2008. "É uma coisa que não tem preço", diz Carlos Lopez, músico que faz shows com a mesa em casas noturnas da Espanha e países vizinhos. Carlos Fernandez, estudante responsável por criar novas linhas de pesquisa baseada na tecnologia, conta que Bjí¶rk é a única pessoa que tem a mesa. Segundo ele, a cantora utilizou o instrumento em sua última turnê.

A Reac Table não exige número mínimo ou máximo de participantes, e nem conhecimento teórico de música. Basta seguir a intuição, obervando as linhas que se formam na mesa, os ícones de cada objeto e a interação entre todas as peças na mesa. "Não existem regras, vale a criatividade", diz Carlos Lopez, músico que faz shows com a mesa em casas noturnas da Espanha e países vizinhos.

Carlos Fernandez, estudante responsável por criar novas linhas de pesquisa baseada na tecnologia, conta que Bjí¶rk é a única pessoa que tem a mesa. Segundo ele, a cantora utilizou o instrumento em sua última turnê.

Evento

Os participantes do Campus Party começaram a chegar ao local do evento na segunda-feira, carregando suas mochilas, malas e as bagagens principais (monitores, computadores, joysticks, fones de ouvido, toca-MP3). Cerca de três mil pessoas se inscreveram na primeira edição brasileira do evento, criado há dez anos na Espanha e que é referência para os "geeks" (fãs de tecnologia) no verão Europeu.

Os visitantes inscritos, que podem levar computador e ficar acampados em barracas disponibilizadas pela organização do evento, participam de competições de games, oficinas de astronomia e música e palestras sobre software livre e internet. Há 900 barracas no prédio e seus "moradores" poderão levá-las para casa.

Para sua estréia no Brasil, o evento foi dividido em duas partes: exposição e arena. A exposição é aberta ao público e terá palestras, mas não dá acesso à arena, onde o evento realmente "acontece". É na arena que fica o participante que se inscreveu pelo site do evento e pagou a taxa de R$ 100. Ele pode acampar na Bienal durante a semana, levando computador e itens pessoais para "sobreviver" entre as atividades e competições on-line.

Campus Party Brasil

Local: Prédio da Bienal - Parque do Ibirapuera, São Paulo / SP
Data: até 17/02
Inscrições: www.campus-party.com.br
Preço: R$ 100, com direito a acampamento durante a semana. A entrada é gratuita para a área de exposições.

Mesa vira instrumento musical e facilita missão dos DJs. Reac Table, criada na Espanha, é apresentada na Campus Party.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir