Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Entenda o furto de dados da Petrobras
Petrobras anunciou nesta quinta-feira (14) que foi v�tima de furto de informa��es
Entenda o furto de dados da Petrobras
Foto: G1

Portas que s� abrem com cart�es magn�ticos. C�meras espalhadas pelo pr�dio. Na sede da Petrobras, nada acontece sem que os seguran�as percebam.

Foi bem longe da sede da empresa, no mar, que ladr�es acharam a brecha para roubar segredos valiosos da companhia, gravados em equipamentos de inform�tica, que eram transportados de navio.

A embarca��o saiu de santos no dia 18 de janeiro e chegou ao rio no dia 25. Depois da escala, seguiu para Maca�, no Norte do estado, onde aportou no dia 1� de fevereiro.

L�, funcion�rios da Petrobras descobriram que um dos cont�ineres havia sido violado durante a viagem. Os investigadores do caso suspeitam que os ladr�es possam ser espi�es.

Pol�cia Federal
O sinal de que as informa��es que sumiram em pleno alto-mar podem ser valiosas e estrat�gicas veio do tipo de pedido de socorro feito pela Petrobras. Em vez de acionar a Pol�cia Civil, respons�vel pela investiga��o de roubos comuns, a empresa decidiu chamar a Pol�cia Federal.

As informa��es secretas da Petrobras viajavam pelo mar na mesma semana em que empresa anunciou a descoberta do campo J�piter, uma gigantesca reserva de g�s na Bacia de Santos.

Em novembro do ano passado, a companhia revelou a exist�ncia de outro grande campo, de petr�leo, o Tupi, que tamb�m fica na Bacia de Santos. O campo � capaz, segundo as primeiras sondagens, de aumentar em 50% a produ��o nacional.

A respons�vel pelo transporte da carga � a empresa norte-americana Halliburton, uma das maiores fornecedoras de servi�os para empresas petrol�feras do mundo.

O sumi�o dos equipamentos com as informa��es est� cercado de mist�rio. Nem a Petrobras, nem a Halliburton e nem a Pol�cia Federal falam sobre o assunto.

Informa��es cobi�adas
O ex-presidente da Ag�ncia Nacional de Petr�leo (ANP), David Zylberstajn, diz porque essas informa��es podem ser t�o cobi�adas.

"Essas informa��es t�m um valor muito grande porque elas podem te fazer evitar perfurar al�m do que voc� precisa e te d�o hoje um conhecimento muito importante, pois alia a compet�ncia do t�cnico a uma sofistica��o tecnol�gica muito grande", diz.

A Petrobras informou por meio de uma nota que tem c�pia das informa��es que foram roubadas.

Entenda o furto de dados da Petrobras. Petrobras anunciou nesta quinta-feira (14) que foi v�tima de furto de informa��es. PF j� abriu inqu�rito para saber como o sistema de seguran�a da empresa foi burlado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir