Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2008

Raios estão mais freqüentes no Sudeste
Número de raios na região em janeiro aumentou 35% em relação ao ano passado
Raios estão mais freqüentes no Sudeste
Foto: G1

Neste verão, os raios têm surgido com mais freqüência no céu da região Sudeste. A medição é feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em um país tropical como o Brasil, eles são comuns. No entanto, o número de raios na região Sudeste em janeiro deste ano aumentou 35% em relação ao ano passado. Só no Rio de Janeiro, foram 23 mil só nos primeiros 43 dias de 2008.

A causa de tantas descargas elétricas, segundo os meteorologistas, é o fenômeno La Nií±a. Ele resfria as águas do oceano, formando tempestades. Com elas, surgem os raios.

Um único raio tem a força de 100 milhões de volts. Além de provocar incêndios, quedas de energia e prejuízos, os raios podem matar.

De janeiro até agora, já foram 18 mortes por raio no Brasil, o mesmo número registrado em todo o verão passado.

A recomendação dos especialistas é que a pessoa que está fora de casa busque abrigo. Não é indicado ficar na praia ou em descampados.

Raios estão mais freqüentes no Sudeste. Número de raios na região em janeiro aumentou 35% em relação ao ano passado. Segundo os meteorologistas, causa das descargas elétricas é o fenômeno La Nií±a.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir