Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-02-2008

Exposição interativa denuncia tráfico de seres humanos
Mostra reproduz o caminho feito por mulher aliciada por traficantes
Exposição interativa denuncia tráfico de seres humanos
Foto: Ana Paula Brasil/Especial para o G1

Cerca de 2.5 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado, incluindo exploração sexual. De acordo com a Iniciativa Global contra o Tráfico de Seres Humanos (sigla UN.Gift, em inglês) este é um problema que afeta 161 países, incluindo lugares onde as vítimas são aliciadas e onde são exploradas. Esses são alguns dos números revelados durante a Conferência das Nações Unidas Contra o Tráfico de Seres Humanos que acontece em Viena até esta sexta-feira (15).

Sete containers montados em frente ao antigo palácio dos Habsburgo chamam a atenção de quem passa pela Heldenplatz, no centro de Viena. Quem se arrisca dentro deles pode ter uma pequena idéia do que é o tráfico de seres humanos. "The Journey Against Sex Trafficking" (a viagem contra o tráfico sexual) é uma exposição interativa e reproduz o caminho feito por uma mulher aliciada por traficantes internacionais.

Baseada numa história real, de uma imigrante da Moldavia levada para a Grã Bretanha, a exposição é divulgada pela atriz inglesa Emma Thompson, que está em Viena para a primeira grande conferência da Organização das Nações Unidas contra o tráfico de seres humanos. Emma faz parte da Fundação Helen Bamber de apoio a vítimas de violação dos direitos humanos e atuou num vídeo da campanha contra o tráfico de mulheres chamado "I'm Elena".

Cada container mostra um dos estágios da viagem de uma mulher que deixa seu país acreditando na promessa de uma vida melhor e acaba aprisionada. A exposição foi concebida por vários artistas, entre eles o cenógrafo inglês Michael Howells, vencedor de um Oscar, e pelo escultor indiano Anish Kapoor.

"As pessoas entram aqui sem ter muita idéia do que se trata e ficam surpresas com a escuridão e com o quarto da prostituta", disse um dos funcionários na entrada da exposição. "Se você já tem alguma informação sobre tráfico sexual, vai poder sentir um pouco deste problema. A escuridão, os barulhos de trem, de carro, e o cheiro do quarto da prostituta são muito impressionantes", disse a advogada sérvia Marija Andelkovic. Ela dirige a organização não-governamental ASTRA que tem sede em Belgrado e trabalha com prevenção e apoio a vítimas de exploração sexual.

Violência sexual
A maioria das vítimas tem entre 18 e 24 anos e 95% delas sofrem algum tipo de abuso sexual ou violência durante o tráfico. Em 46% dos casos o aliciador era alguém que a vítima conhecia. Estima-se que o tráfico de seres humanos gere US$ 31.6 bilhões por ano.

Atualmente, a maior parte dos trabalhadores-escravos está na Ásia (56%). Em seguinda, aparecem os países mais industrializados com 10.8%, cerca de 270 mil trabalhadores. De acordo com a Organização internacional do trabalho, no Brasil existem entre 25 mil e 40 mil pessoas trabalhando em regime de escravidão.

Em 2006, 5.808 pessoas foram indiciadas por tráfico de seres humanos e 3.160, condenadas. Para cada 800 vítimas traficadas, uma pessoa foi punida em 2006.

Exposição interativa denuncia tráfico de seres humanos. Mostra reproduz o caminho feito por mulher aliciada por traficantes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir