Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 16-02-2008

Menina atingida por bala perdida será velada na Rocinha.
Enterro será às 17h no Cemitério São João Batista. Moradores preparam manifestação.
Menina atingida por bala perdida será velada na Rocinha.
Foto: Reprodução

O enterro da menina Ágata Marques dos Santos, morta por uma bala perdida na tarde de sexta-feira (15) na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio foi marcado para às 17h deste sábado (16) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul da cidade. Antes o corpo será velado na prórpia comunidade.

O velório acontecerá assim que o corpo for liberado do Instituto Médico-Legal (IML), por volta de meio-dia. Em seguida, moradores irão até o cemitério para o enterro.

Segundo o presidente da associação de moradores da Rocinha, Luis Cláudio de Oliveira, uma manifestação está sendo organizada no local. Moradores acusam a polícia de ter feito os disparos que acertaram Ágata, no entanto, a Polícia Civil afirma que realizou a operação apenas na parte baixa da favela, e Ágata morreu em sua casa que fica na parte alta.

Pai e filha estavam juntos
O pai de Ágata, Claudino dos Santos, presenciou a menina, que era sua única filha, ser baleada. Segundo Claudino dos Santos, os dois estavam na sala de sua casa. Ágata estava passando férias na casa do pai. A menina chegou a ser levada para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, mas segundo informações da Secretaria municipal de Saúde, ela já chegou morta.

Luis Cláudio disse que o clima na comunidade é de revolta, com faixas de luto. A polícia ocupa a entrada da favela, mas a situação é calma no local.

A operação
Cerca de 200 homens de diversas delegacias especializadas fizeram uma operação na tarde de sexta em busca do chefe do tráfico de drogas da Rocinha, conhecido como Nem. Policiais trocaram tiros com traficantes.

Dois homens foram presos e drogas e armas apreendidas.

A Polícia Civil disse em nota oficial lamentar o que aconteceu com a menina, mas ressaltou que em todas as operações policiais tem procurado agir com planejamento, inteligência e cautela para evitar que pessoas inocentes sejam vítimas dos confrontos entre os policiais e os marginais.

A nota disse ainda que embora a polícia tenha a convicção de que o tiro que atingiu a menina não partiu dos policiais, todas as armas que participaram da operação estão identificadas e, se necessário, serão encaminhadas para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). A 15ª DP (Gávea) também abriu inquérito para investigar a morte da menina.

Menina atingida por bala perdida será velada na Rocinha.
Enterro será às 17h no Cemitério São João Batista.
Moradores preparam manifestação.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir