Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 16-02-2008

'Tropa de elite' ganha Urso de Ouro em Berlim.
Filme de Jos� Padilha ganhou pr�mio m�ximo no festival de cinema.Paul Thomas Anderson venceu como melhor diretor
'Tropa de elite' ganha Urso de Ouro em Berlim.
Foto: G1

O filme brasileiro "Tropa de elite" venceu o pr�mio principal do Festival de Cinema de Berlim, neste s�bado (16), levando o Urso de Ouro de melhor filme.

O diretor norte-americano Paul Thomas Anderson foi premiado com o Urso de Prata de melhor diretor, por "Sangue negro" - filme com oito indica��es para o Oscar (assista ao trailer mais abaixo). Ao receber o pr�mio, Anderson agradeceu ao ator Daniel Day-Lewis que, segundo ele, "faz com que qualquer diretor pare�a um bom diretor".

� o primeiro pr�mio de grande relev�ncia que "Tropa de elite" recebe em sua carreira cinematogr�fica. O filme, que perdeu a indica��o brasileira ao Oscar para "O ano em que meus pais sa�ram de f�rias", n�o despontou como favorito no dia de sua exibi��o - houve problemas na tradu��o das express�es que marcaram o filme. A plat�ia do festival n�o demonstrou empolga��o e poucos textos favor�veis surgiram na imprensa. A publica��o "Variety" fez uma cr�tica dura ao filme. Pr�ximo do an�ncio dos vencedores, no entanto, "Tropa de elite" come�ou a ser lembrado em listas de poss�veis candidatos ao Urso de Ouro.

Duas horas antes do an�ncio da premia��o, o diretor Jos� Padilha havia dito que tinha "expectativa zero" sobre o Urso de Ouro. Ao receber o pr�mio, ele se mostrou bastante emocionado e agradeceu ao presidente do j�ri do Festival de Berlim, o diretor grego Costa-Gavras. "� dif�cil expressar sentimentos em qualquer l�ngua. Costa-Gavras � um her�i para todos na Am�rica Latina, por todos os filmes que j� fez."

A vit�ria acontece exatamente dez anos depois que o brasileiro "Central do Brasil", de Walter Salles, tamb�m ganhou o Urso de Ouro em Berlim e Fernanda Montenegro, o Urso de Prata de melhor atriz.

"Tropa de elite", dirigido por Jos� Padilha (que tem no curr�culo o document�rio premiado "�"nibus 174") e estrelado por Wagner Moura, Andr� Ramiro e Caio Junqueira, entre outros, conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milh�es de pessoas tenham assistido � vers�o n�o-oficial da produ��o. Nos cinemas, a produ��o j� ultrapassou os 2 milh�es de espectadores.

Apesar de ter sido chamado de "fascista" e de glorificar a tortura por parte de cr�ticos e de entidades como o grupo Tortura Nunca Mais, "Tropa de elite" conquistou o seu pr�mio em Berlim muito por conta do presidente do j�ri, Costa Gavras, um cineasta conhecido por abordar tem�ticas pol�ticas e engajadas, como "Missing - Desaparecido", sobre v�timas da ditadura de Augusto Pinochet no Chile.

O Brasil tamb�m foi premiado outras quatro vezes na Berlinale. "Caf� com leite", de Daniel Ribeiro, foi melhor curta-metragem da Mostra Gera��o, focada em produ��es com crian�as ou adolescentes como personagens principais. J� o curta-metragem "T�", de Felipe Sholl, recebeu o Teddy Award, dedicado a filmes com tem�ticas do universo gay. "Mutum", de Sandra Kogut, recebeu men��o especial do j�ri.

O Urso de Prata de melhor atriz foi dado � brit�nica Sally Hawkings, por seu trabalho no filme "Happy-go-Lucky". "� para Mike Leigh", exclamou Hawkins ao receber o pr�mio, com l�grimas nos olhos, referindo-se ao diretor do filme que protagoniza. A atriz j� havia trabalhado com Mike Leigh em "Vera Drake" (2004).

J� o pr�mio na categoria masculina foi entregue ao iraniano Reza Najie, pelo filme "The song of sparrows". Najie aproveitou para lembrar o Ir�, ao receber o pr�mio. "Dedico este pr�mio ao meu pa�s querido e a seu cinema."

A 58� edi��o do Festival de Cinema Berlim recebeu cr�ticas severas, como a aus�ncia de novos talentos e a presen�a de cineastas consagrados sem inspira��o. A mostra oficial, que teve pela s�tima vez Dieter Kosslick como diretor art�stico, decepcionou a maior parte da cr�tica.

'Tropa de elite' ganha Urso de Ouro em Berlim.
Filme de Jos� Padilha ganhou pr�mio m�ximo no festival de cinema.Paul Thomas Anderson venceu como melhor diretor

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir