Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-02-2008

Situação em Gaza 'não é suportável, afirma chanceler francês
Somos a favor da abertura dos pontos de passagem para Gaza
Situação em Gaza 'não é suportável, afirma chanceler francês
Foto: http://g1.globo.com

RAMALAH, Cisjordânia, 16 Fev 2008 (AFP) - O ministro das Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, declarou neste sábado em Ramalah que a rotina dos habitantes de Gaza, submetidos a um rigoroso bloqueio por parte de Israel, "não é suportável".

"Somos a favor da abertura dos pontos de passagem para Gaza. A situação da vida cotidiana dos palestinos de Gaza não é suportável", declarou Kouchner à imprensa após encontrar-se com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

No dia 17 de janeiro, Israel aumentou as restrições contra a circulação de pessoas e produtos para a Faixa de Gaza, em represália aos disparos de foguetes do movimento radical islâmico Hamas em direção ao território israelense.

"Também somos partidários (...) do fim dos disparos de foguetes contra Israel, porque se houver disparos de foguetes contra Israel entende-se que a reação israelense seja igualmente uma reação brutal", afirmou Kouchner.

O chanceler francês destacou a necessidade de criar um Estado palestino, e insistiu na importância de deter a colonização judaica na Cisjordânia.

"Não se pode ao mesmo tempo levar adiante um processo de paz, confiar em seus vizinhos, construir um Estado palestino e continuar levantando ou projetando assentamentos no território", disse.

Situação em Gaza 'não é suportável', afirma chanceler francês

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir