Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-02-2008

Fotos de celular levam à prisão de PMs, diz a Polícia Civil.
Quatro policiais são suspeitos de promover chacina em SP.Dois presidiários foram inicialmente acusados pelo crime.
Fotos de celular levam à prisão de PMs, diz a Polícia Civil.

Fotos tiradas em um celular por um presidiário morto em maio de 2007, pouco antes de uma chacina na perfiferia de São Paulo, foram as pistas que levaram à prisão de policiais militares neste sábado (16), informou a Polícia Civil.

A afirmação foi feita pelo delegado Marcos Carneiro Lima, do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), em entrevista no início da noite.

Na manhã deste sábado, foram presos em São Paulo um sargento e três soldados da Polícia Militar sob a suspeita de participar da chacina, no dia 24 de maio do ano passado, em um bar no Jaraguá (Zona Norte).

Os quatro detidos atuavam no 18º Batalhão da Polícia Militar, o mesmo onde trabalhava o coronel José Hermínio Rodrigues, assassinado no dia 16 de janeiro. O coronel era conhecido por sua conduta rigorosa e investigava o envolvimento de policiais militares em grupos de extermínio que atuavam em sua região.

A participação dos policiais presos esta manhã no assassinato do coronel é investigada (outros três policiais militares também são investigados pela morte do coronel).

Fotos nos celulares

Segundo o delegado Lima, os quatro policiais, do 18º Batalhão da PM, teriam promovido a chacina no Jaraguá e tentado culpar os presidiários pelas mortes.

De acordo com o delegado, os policiais militares presos neste sábado haviam afirmado, durante as investigações iniciais, que os presidiários Charles Felício e Cleiton de Souza foram os autores da morte de três pessoas no bar. Na versão inicial dos policiais, os presidiários teriam resistido à prisão após a chacina e, por isso, foram mortos no local.
No entanto, um dos presidiários fotografou a si mesmo e ao colega horas antes da chacina. O celular com as fotos chegou aos investigadores. A divulgação das fotos, segundo o DHPP, desmontou a versão dos policiais.

"A suspeita principal é que [os policiais] teriam abordado os dois presidiários, matado, e depois teriam feito o ataque ao bar e simulado a resistência seguida de morte. Na verdade, os dois autores já teriam sido mortos na hora da chacina", disse o delegado.

Embora tenham sido acusados, os policias presos não foram indiciados. A polícia pediu prisão temporária de 30 dias prorrogáveis se necessário. "Só agora conseguimos indícios para pedir a prisão temporária, mas ainda não está definido quem são os autores dos crimes", afirmou Lima.
Fotos de celular levam à prisão de PMs, diz a Polícia Civil.
Quatro policiais são suspeitos de promover chacina em SP.Dois presidiários foram inicialmente acusados pelo crime.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir