Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2008

Prédio que será demolido recebe explosivos em 400 pontos.
Trânsito na Avenida Luis Carlos Berrini será interrompido às 8h30 deste domingo.
Prédio que será demolido recebe explosivos em 400 pontos.
Foto: Roney Domingos /G1

Terminou às 17h deste sábado (16) a colocação de 100 kg de explosivos em 400 pontos da estrutura do prédio de 16 andares localizado na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, na Zona Oeste de São Paulo. O edifício será implodido às 10h deste domingo (17) para dar lugar a outro imóvel. Os operários colocaram explosivos em 400 pontos diferentes concreto que deverão levar a estrutura ao chão em 4 segundos.

A detonação será realizada a partir de uma central localizada na Praça James Maxwell, distante 200 metros. O engenheiro Manuel Rios explica que os pontos de detonação são interligados por dois fios: um azul, altamente explosivo, que se desintegra por inteiro a 6,8 mil metros por segundo. E um cor de cobre, que carrega espoletas explosivas acionadas por energia conduzida a mil metros por segundo.



Os operários passaram o sábado colocando os explosivos interligados aos fios em furos de 80 centimetros feitos no concreto. Após a instalação, os explosivos foram empurrados com cabos de madeira até a raiz do concreto. Toda a detonação deve ocorrer de forma sincrônica, como em um balé, para que a estrutura caia por inteiro.

Durante toda a noite, uma equipe de segurança da empresa vai vigiar o local, com apoio da Polícia Militar. O trânsito na Berrini será interrompido às 8h30. Os motoristas são orientados por placas a não estacionar no local. Há cavaletes instalados em todas as ruas próximas.
O prédio que será implodido recebeu telas de proteção para impedir o lançamento de destroços. Os edifícios vizinhos também foram protegidos. Uma tela instalada no canteiro central da Berrini busca impedir que os destroços sejam lançados para frente. No lado oposto ao do prédio há uma concessionária de carros de luxo.

Uma área de 150 metros em torno do edifício será esvaziada. A região é ocupada por prédios comerciais, mas há dois prédios residenciais e algumas moradias térreas. Ao todo, 300 pessoas deverão sair de casa até uma hora antes da implosão. A estimativa é que a área seja liberada para o tráfego de pessoas e veículos às 11h.

A sirene será acionada por três vezes antes da implosão" às 9h, 9h30 e 9h55 -, para alertar a comunidade e os envolvidos no evento. Às 10h, soará finalmente o toque contínuo, com a implosão.

Prédio que será demolido recebe explosivos em 400 pontos.
Trânsito na Avenida Luis Carlos Berrini será interrompido às 8h30 deste domingo.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir