Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-02-2008

Menor envolvido na morte de João Hélio é recapturado .
Menores envolvidos nas mortes de João Hélio e Detonauta tentam fugir.Eles e outros oito menores tentaram pular muro de instituição.
Menor envolvido na morte de João Hélio é recapturado .

O menor envolvido na morte do menino João Hélio, há um ano, tentou fugir na noite deste sábado (16) da Escola João Luiz Alves, na Ilha Governador, no subúrbio do Rio, onde cumpre pena sócio-educativa. As informações foram confirmadas ao G1 pela juíza Adriana Angeli de Araújo, da 2ª Vara da Infância e da Juventude.

Segundo Angeli, além dele, o menor apreendido pela morte do Detonauta Rodrigo Netto, em 2006, também participou da ação. Outros nove menores infratores também tentaram deixar a unidade.

A assessoria do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), no entanto, desmentiu, na manhã deste domingo (17), que tenha acontecido uma rebelião. Segundo eles, houve uma "tentativa de evasão". O Degase considera incorreto usar o termo "fuga" nesse caso pois os menores, em termos jurídicos, não estão presos.

"Isso prejudica muito a situação deles, porque mostra que ainda estão dispostos a viver fora da lei", explica a juíza. Segundo ela, são feitos relatórios em períodos de três a seis meses para analisar se o menor pode ter direito a progressão do regime.

Como foi a ação
De acordo com o Degase, por volta das 21h, um menor pediu atendimento médico. Quando a porta da unidade foi aberta, os 11 menores aproveitaram para correr. Rapidamente, eles pularam o muro da instituição para a unidade do Centro de Capacitação Profissional, que fica no mesmo terreno.

Os agentes do Degase, que não usam armas, tentaram recapturar os menores, mas não conseguiram. Um agente acabou caindo no chão e sofreu ferimentos leves. A polícia foi chamada para ajudar na recaptura, e todos os menores foram encontrados.

O departamento explica que o caso é registrado na 37ª DP (Ilha do Governador) e comunicado ao Juizado da Infância e da Juventude. Haverá uma nova autuação dos adolescentes por "tentativa de evasão". Com isso, os menores podem ter um aumento no prazo de cumprimento da medida socioeducativa.

De acordo com o Degase informou que todos os menores têm até 16 anos e não são considerados perigosos.

PM caiu de telhado
Durante a operação para encontrar os menores, o tenente Luiz de Sá Rozendo da Silva, do 17º Batalhão da PM do Rio, ficou ferido ao despencar de um telhado quando participava da busca pelos internos. Segundo a assessoria da PM, o tenente está internado no Hospital Central da Polícia Militar. Ele passou por uma cirurgia e seu estado inspira cuidados.

Menor envolvido na morte de João Hélio é recapturado .
Menores envolvidos nas mortes de João Hélio e Detonauta tentam fugir.Eles e outros oito menores tentaram pular muro de instituição


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir