Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Estados Unidos reconhecem independência do Kosovo
EUA foram o principal promotor internacional da independência da província sérvia
Estados Unidos reconhecem independência do Kosovo
Foto: G1

Os Estados Unidos reconheceram formalmente nesta segunda-feira (18) a independência de Kosovo, proclamada neste domingo. A declaração foi feita pela secretária de Estado, Condoleezza Rice, que congratulou "o povo do Kosovo por essa ocasião histórica."

Rice, que se encontra no Quênia, indicou que agora serão instauradas relações diplomáticas que "reafirmarão os laços especiais de amizade" entre ambos países.

Horas antes, o presidente George W. Bush havia afirmado que "os kosovares agora são independentes", mas sem acrescentar o reconhecimento de Kosovo como Estado.

Os Estados Unidos foram o principal promotor internacional da independência do Kosovo. O país apóia o plano do emissário da ONU, Martti Ahtisaari, que prevê uma independência estritamente vigiada pela comunidade internacional.

Europeus
França, Alemanha, Reino Unido e Itália também anunciaram nesta segunda (18) a intenção de reconhecer a independência do Kosovo. Os ministros das Relações Exteriores dos quatro países concederam entrevista à imprensa, em Bruxelas, ao final de uma reunião dos chefes de diplomacia da UE.

"Temos a intenção de reconhecer o Kosovo", declarou o ministro francês Bernard Kouchner. "O presidente (Nicolas Sarkozy) escreveu sobre isto ao presidente kosovar".

"Posso anunciar nossa intenção de proceder ao reconhecimento do Kosovo", repetiu o italiano Massimo D'Alema. Os ministros britânico e alemão fizeram declarações semelhantes.

Estes quatro países, que há mais de um ano se comprometem com os esforços da comunidade internacional para encontrar uma solução sobre o estatuto do Kosovo, esperam também arrastar com eles uma maioria de países europeus.

A Espanha faz parte dos que, na Europa, recusam de imediato reconhecer o nascimento deste novo microestado dos Bálcãs, administrado desde 1999 pela ONU, por termor de que isto alimente outros separatismos. O Chipre, que teme que o Chipre-Norte, reconhecido apenas pela Turquia, seja um precedente, está na mesma linha.

Segundo o governo do Chipre, a declaração unilateral de independência do Kosovo é "juridicamente nula" e "constitui uma violação territorial" da Sérvia, segundo sua ministra das Relações Exteriores, Erato Kozakou-Marcoullis.

Entenda a independência do Kosovo
O Parlamento do Kosovo aprovou neste domingo a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaci durante uma sessão especial na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

Durante a sessão, o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que"muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo".

"Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo."

Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional.

O premiê afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia. Thaci assegurou ainda que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência.

Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país.

Quando assumiu o poder, em dezembro passado, Thaci, ex-guerrilheiro que lutou contra a Sérvia entre 1998 e 1999, afirmou que a independência da província seria uma das primeiras medidas do seu governo.

Estados Unidos reconhecem independência do Kosovo. EUA foram o principal promotor internacional da independência da província sérvia. França, Alemanha, Reino Unido e Itália anunciaram a intenção de reconhecer o novo Estado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir