Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Temporal deixa 150 casas destelhadas
Em Brusque, pelo menos 500 casas foram danificadas pela chuva de granizo e ventos
Temporal deixa 150 casas destelhadas
Foto:globo

Pancadas de chuvas, fortes ventos e queda de granizo provocaram estragos em alguns pontos da Grande Florianópolis e no município de Brusque (SC), na tarde de domingo (17).

Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), foram distribuídas lonas para cobrir as 150 residências destelhadas em três bairros de Biguaçu (SC), em um bairro de Florianópolis e em Brusque, onde pelo menos 500 casas foram danificadas.

A Defesa Civil afirmou ao G1 que uma equipe do departamento está em Brusque para fazer uma vistoria. A cidade deve decretar situação de emergência ainda nesta segunda-feira (18). O município de Biguaçu decretou situação de emergência nesta manhã.

As previsões do tempo alertam para a possibilidade de pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas, para esta segunda-feira e para o risco de temporal isolado, em especial no Norte de Santa Catarina.

Tornado
No fim de semana, um tornado atingiu a cidade de Tubarão (SC). Os meteorologistas acreditam que o fenômeno tenha sido de classificação um, em um escala de zero a seis, com ventos de, no mínimo, 120 quilômetros por hora.

Árvores foram arrancadas e casas, destelhadas. Uma residência ficou completamente destruída. Duas famílias tiveram que abandonar suas casas e uma pessoa ficou ferida.

A meteorologista Marilene de Lima, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), disse ao ClicRBS que os tornados ocorrem com mais freqüência no Oeste, no Sul e no litoral de Santa Catarina, especialmente na primavera e no verão.

Ela explica que os tornados em geral estão associados a temperaturas elevadas e passagens de frentes frias, que propiciam a formação de nuvens com grande velocidade e rotação intensa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir