Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Onda de frio assola Grécia e Turquia
Turista caminha por praia coberta de neve no subúrbio de Alimos, perto de Atenas (Grécia); onda de frio assola o país, e também a Turquia
Onda de frio assola Grécia e Turquia
Foto: Yiorgos Karahalis/Reuters

ATENAS, 17 Fev 2008 (AFP) - A Acrópole de Atenas estava coberta de neve neste domingo e suas portas permaneciam fechadas para o público devido à forte nevasca que cai desde a noite de sábado, um fenômeno pouco freqüente na capital grega.

A onda de frio também afetou a Turquia, onde as nevascas provocaram dois mortos e perturbaram o tráfego aéreo, rodoviário e marítimo na maior parte do país, informaram os meios de comunicação local.

A temperatura chegou a zero grau Celsius em Atenas, onde a circulação estava difícil, segundo a Proteção Civil.

Devido a ventos de mais de 80 km/h, o ministério da Marinha Mercante suspendeu todas as partidas de barcos do porto do Pireu, perto de Atenas, assim como de outros portos em todo o país.

O aeroporto internacional de Atenas seguia aberto neste domingo, "mas 12 vôos domésticos das companhias gregas Olympic Airlines e Aegean Airlines com destino às cidades do norte do país e às ilhas do mar Egeu foram cancelados devido ao fechamento de alguns aeroportos locais", disse à AFP um responsável aeroportuário.

A onda de frio se abateu sobre todo o país. Na ilha de Creta (sul), a temperatura baixou para -5 graus Celsius. Em Kastoria, no norte do país, os termômetros indicavam -8 graus Celsius.

A situação deve melhorar na segunda-feira, segundo os serviços meteorológicos locais.

Na Turquia, dois homens de 73 e 37 anos morreram de hipotermia em Giresun (nordeste) e Bursa (noroeste), informou a agência Anatolia.

A circulação estava prejudicada em Istambul e em Ancara. As autoridades recomendaram aos moradores das duas metrópoles, que totalizam mais de 15 milhões de habitantes, que limitassem ao máximo seus deslocamentos.

Vários acidentes foram registrados nas estradas. A autopista entre Ancara e Konya, cerca de 200 km ao sul, e várias estradas no noroeste do país, perto da fronteira com a Grécia, foram fechadas por causa da neve.

Em algumas zonas da Anatólia central e oriental, as temperaturas desceram para -20 graus Celsius.

As autoridades decidiram fechar as escolas segunda-feira e terça-feira nas localidades de Zonguldak (norte), Kocaeli (noroeste) e Toktat (nordeste), destacou a agência Anatolia.

Onda de frio assola Grécia e Turquia e deixa a Acrópole sob a neve.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir