Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Saturação da rede de drenagem causou inundações de Lisboa
Tempestade na madrugada desta segunda-feira deixou estradas inundadas e provocou cortes de energia em vários locais do distrito de Lisboa
Saturação da rede de drenagem causou inundações de Lisboa
Foto: Miguel A. Lopes/EFE

Lisboa, 18 fev (Lisboa) - A Prefeitura de Lisboa aponta a saturação das redes de drenagem como a causa da maioria das inundações que afetaram nesta segunda-feira a cidade, e anunciou que está previsto um investimento de 200 milhões de euros (R$ 514 milhões) para melhorar o saneamento local.

Em declarações à Agência Lusa, o vice-prefeito, Marcos Perestrello, afastou a hipótese das inundações estarem relacionadas com a falta de limpeza das sarjetas, responsabilizando a "situação de insuficiência dos sistemas de drenagem" pelo ocorrido.

"O primeiro problema foi a precipitação anormal e muito concentrada. Depois, verificou-se a saturação das redes de drenagem", afirmou Perestrello.

"Não teve nada a ver com a limpeza de sarjetas, que é feita regularmente. Em uma enxurrada destas, são arrastados detritos e terra que entopem automaticamente os bueiros", defendeu.

Marcos Perestrello anunciou que serão apresentadas, em março, as conclusões da terceira fase do Plano Geral de Drenagem, que "permite identificar os principais problemas [da rede de esgotos] e os investimentos necessários".

Para melhorar a infra-estrutura de saneamento, a Prefeitura da capital portuguesa deverá investir entre 160 e 200 milhões de euros (R$ 411 e 514 milhões) na próxima década.

Uma das prioridades é o bairro de Alcântara.

"É uma zona que precisa de uma intervenção profunda, não é preciso uma precipitação anormal para que fique alagada", admitiu o vice-prefeito.

Durante a manhã desta segunda-feira, as fortes pancadas de chuvas submergiram cerca de 200 carros que se encontravam no segundo piso subterrâneo da garagem do edifício "Alcântara-Rio".

Questionado sobre eventuais responsabilidades do município em prejuízos deste gênero, Marcos Perestrello declarou que seria necessário analisar primeiro a situação, que desconhecia.

Segundo o administrador, este tipo de ocorrência pode estar associado a vários problemas, e não é só à saturação da rede. "Também existem erros urbanísticos e de infra-estrutura e insuficiências do parque habitacional construído, sobretudo nos edifícios mais antigos", explica.

Os esgotos de Lisboa são formados por uma rede única que recolhe tanto as águas residuais, como as pluviais.

"É uma rede muito antiga, que não mereceu, durante 30 anos, os investimentos que deveria", afirmou Marcos Perestrello, considerando que os vários governos que passaram pela cidade se limitaram a fazer "operações elementares de manutenção da rede".

Saturação da rede de drenagem causou inundações de Lisboa.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir